Grupo Karolyn



Iluminar o passado para entender o presente e construir o futuro



A Educação não nasce com o homem é aderida no decorrer da vida, no seu meio social, político, familiar e cultural, onde o mesmo tem a preparação para cumprir seus deveres e descobrir sua importância na sociedade. A Historia da Educação evolui de formas marcantes e fáceis de serem observadas, fornece respostas a respeito de como a educação vem mudando no decorrer dos anos tanto como fornecer-nos as raízes de certas idéias sobre leis, costumes e política.

A Historia da educação não é algo a parte, esta relacionado à sociedade e a cultura de todas as épocas, quando foram produzidas idéias que a educação trata de realizar e acompanhar. É necessário ter a noção das vivências sociais e culturais de cada momento da historia para conceber o entendimento e compreender os avanços sociais e ao mesmo tempo contemplar a mesma evolução com pesquisas no contexto educacional o que torna a educação contemporânea e seu sistema mutável junto às mudanças sociais, culturais, políticas, religiosas etc.

 Um dos exemplos disso é a transformação que a Revolução Industrial trouxe para a sociedade através da Educação, já que a mesma exigi dos  indivíduos mais conhecimentos básicos ligados a Educação como ler, contar e escrever, o que traz a mudança já que antes os conhecimentos profissionais eram passados de pai para filho dentro dos seus próprios empreendimentos familiares, com a Revolução Industrial e o crescimento da economia, os mesmos pais que não se preocupavam com a Educação formal dos seus filhos tem um olhar voltado para ela, principalmente por que o se produzia de forma artesanal passa a ser feito numa escala de fabricação em massa do produto, é lógico que quanto mais se sabe, mas avança como profissionais, e a educação é vista como a porta para o sucesso profissional e econômico. Não é possível estudar, compreender a História da Educação e sua importância sem permitir a ligação a todo contexto que envolve a sociedade e seus indivíduos.

Embora nem sempre é obvia, a História é usada todos os dias em situações da vida, através dela que molda a forma de como o presente é visto, as Experiências passadas ajudam a influenciar as decisões atuais de hoje.

Estudando a Historia da Educação nos dá a oportunidade de ver como a sociedade mudou ao longo dos séculos. Ela fornece uma melhor compreensão dos indivíduos e sua cultura .





A História da Educação no Brasil


A história da educação brasileira foi trazida pelos portugueses quando chegou ao território do novo mundo, o que não significa que as pessoas que viviam neste país, não possuíam características próprias de fazer educação, porém ressaltando que a cultura indígena não tinha.
Quando os jesuítas chegaram pelo Brasil, trouxeram somente moral, os costumes e a religiosidade européia, trouxeram também os métodos pedagógicos, porém se existisse alguma coisa mais estruturada em termos de educação o que se viu a seguir foi o mais absoluto caos. Tentaram as aulas régias o subsidio literário, mas o caos continuou, até que a família Real, fugindo de Napoleão na Europa, resolve transferir o Reino para o Novo Mundo. Na verdade não conseguiu implantar um sistema educacional no Brasil. Mas a vinda da Família Real permitiu uma nova abertura com a situação anterior.
Segundo alguns autores o Brasil foi finalmente "descoberto" e a nossa História passou a ter uma complexidade maior. A educação, no entanto, continuou a ter uma importância secundária. Basta ver que nas colônias espanholas já existiam muitas universidades, sendo que a nossa primeira Universidade só surgiu em 1934, em São Paulo. Por todo o Império, pouco se fez pela educação brasileira e muitos reclamavam de sua qualidade ruim. Com a Proclamação da República tentou-se várias reformas que pudessem dar uma nova guinada, mas se observarmos bem, a educação brasileira não sofreu um processo de evolução que pudesse ser considerado marcante ou significativo em termos de modelo. Até os dias de hoje muito tem se mexido no planejamento educacional, mas a educação continua a ter as mesmas características impostas em todos os países do mundo, que é a de manter o "status", que para aqueles que freqüentam os bancos escolares.
Concluindo podemos dizer que a Educação Brasileira tem um princípio, meio e fim bem demarcado e facilmente observável, representando um período da educação brasileira cuja divisão foi baseada nos períodos que podem ser considerados como os mais marcantes e os que sofreram as rupturas mais concretas na nossa educação.


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