Grupo Maria Evanessa









PERÍODO JESUÍTICO
(1549 - 1759)
ANO
HISTÓRIA
DA EDUCAÇÃO
BRASILEIRA
1549
· Chega ao Brasil o primeiro grupo de seis padres jesuítas, chefiados por Manuel de Nóbrega, marcando o início da História da Educação no Brasil (nos moldes europeus).
· Quinze dias após a chegada fundam, na cidade de Salvador, a primeira escola elementar.
1554
· São fundadas as escolas jesuítas de São Paulo de Piratininga, tendo como seu primeiro professor o padre José de Anchieta, e a da Bahia.
1556
· É fundado o colégio jesuíta de Todos os Santos.
· Começa a vigorar as "Constituições da Companhia de Jesus", incluindo a aprendizagem do canto, da música instrumental e o estudo profissional agrícola.
1567
· É fundado o colégio jesuíta do Rio de Janeiro.
1568
· É fundado o colégio jesuíta de Olinda.
1570
· O Brasil conta com cinco escolas elementares (Porto Seguro, Ilhéus, São Vicente, Espírito Santo e São Paulo de Piratininga) e três colégios (Rio de Janeiro, Pernambuco e Bahia).
1575
· No colégio da Bahia já se colava grau de Bacharel em Artes.
1576
· No colégio da Bahia formam·se licenciados.
1622
· É fundado o colégio jesuíta do Maranhão.
1631
· É fundado o colégio jesuíta de Santo Inácio, em São Paulo.
1652
· É fundado o colégio jesuíta de São Miguel, em Santos, o de Santo Alexandre, no Pará, e o de Nossa Senhora da Luz, em São Luiz do Maranhão.
1654
· É fundado o colégio jesuíta de São Tiago, no Espírito Santo.
1678
· E fundado o colégio jesuíta de Nossa Senhora do Ó, em Recife.
1683
· É fundado o colégio jesuíta da Paraíba.
1699
· É fundada na Bahia a Escola de Artes e Edificações Militares.
1738
· É fundada no Rio de Janeiro a Escola de Artilharia.
1739
· São fundados os Seminários de São José e São Pedro, no Rio de Janeiro.

PERÍODO POMBALINO
(1760 - 1808)
1772
· É fundada, no Rio de Janeiro, a Academia Científica.
1776
· É criado no Rio de Janeiro, pelos padres Franciscanos, um curso de estudos literários e teológicos, destinado à formação de sacerdotes.
1784
· É criado no Rio de Janeiro o Gabinete de História Natural.

PERÍODO JOANINO
(1808- 1821)

1808
· É fundado uma escola de educação, onde se ensinavam as línguas portuguesa e francesa, Retórica, Aritmética, Desenho e Pintura.
· É criada a Academia de Marinha, no Rio de Janeiro.
· São criados cursos de cirurgia no Rio de Janeiro e na Bahia.
· É criada uma cadeira de Ciência Econômica, na Bahia, da qual seria regente José da Silva Lisboa, o futuro Visconde de Cairu.
1810
· Desfazendo·se de seus próprios livros (60.000 volumes), trazidos de Portugal, D. João funda a nossa primeira biblioteca.
· É criada a Academia Militar.
1812
· · É criada a escola de serralheiros, oficiais de lima e espingardeiros, em Minas Gerais.
· É criado o laboratório de química no Rio de Janeiro.
1816
· É criada a Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios.
1817
· É criado um curso de química na Bahia.
1820
· A Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios muda para Real Academia de Pintura, Escultura e Arquitetura Civil e depois para Academia de Artes.

PERÍODO IMPERIAL
(1822 - 1888)
1832
· Convertem·se em Faculdades de Medicina, as Academias Médico-Cirúrgicas do Rio de Janeiro e da Bahia.
1835
· É criada uma escola normal em Niterói. A primeira do Brasil.
1836
· É criada uma escola normal na Bahia.
· São criados os Liceus da Bahia e da Paraíba.
1838
· O Colégio Pedro II é fundado no Rio de Janeiro.
1839
· É criada uma escola normal no Pará.
1845
· É criada uma escola normal no Ceará.
1846
· É criada uma escola normal em São Paulo.
1848
· É criada uma escola normal em São Paulo.
1854
· É criada uma escola normal na Paraíba.
1874
· É criada a Escola Politécnica.
1880
· Surge a primeira escola normal da Capital do Império, mantida e administrada pelos Poderes Públicos.
1881
· É criado o Colégio Piracicabano, confessional protestante de cunho metodista.
1884
· É criada a Escola Neutralidade, escola primária de cunho positivista.
1888
· É criado o Instituto Pasteur, no Rio de Janeiro

PERÍODO DA PRIMEIRA REPÚBLICA
(1889 - 1929)
1893
· É criado, em São Paulo, o Instituto Adolfo Lutz e a Escola Politécnica.
1895
· É Criado o Museu Paulista.
· É criada a Escola de Engenharia do Mackenzie College, em São Paulo.
· É fundada a Academia Brasileira de Letras por Machado de Assis.
1899
· É criado, em São Paulo, o Instituto Biológico, o Butantã, cuja direção foi confiada a Vital Brasil.
1901
· É criado, no Rio de Janeiro, o Instituto Soroterápico Federal, ou a escola de Manguinhos, dirigido por Oswaldo Cruz.
· É criada a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, em Piracicaba.
1902
· São criadas, em São Paulo, as Escolas de Comércio Álvares Penteado e do Mackenzie College.
· São Ministros da Justiça e Negócios Interiores, no Governo Rodrigues Alves: José Joaquim Seabra e Félix Gaspar de Barros e Almeida.
1914
· É fundado o Centro de Estudos Sociais por José Oiticica e Fábio Luz.
· São Ministros da Justiça e Negócios Interiores, no Governo Venceslau Brás: Carlos Maximiliano Pereira dos Santos e Augusto Tavares de Lira (interino).

 PERÍODO DA SEGUNDA REPÚBLICA
(1930 - 1936)


1934
· É fundada a Universidade de Porto Alegre.
1935
· O Secretário de Educação do Distrito Federal, Anísio Teixeira, cria a Universidade do Distrito Federal, com uma Faculdade de Educação na qual se situava o Instituto de Educação.

PERÍODO DO ESTADO NOVO
(1937 - 1945)
1937
· · É criado o Instituto Nacional do Cinema Educativo e o Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
· Fernando de Azevedo publica "A Educação Pública no Estado de São Paulo", baseado no inquérito dirigido por ele no ano de 1926.
1938
· É criada a União Nacional dos Estudantes - UNE.
· É criado o Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos - INEP.
1939
· É criado o Serviço Nacional de Radiodifusão Educativa.
· É extinta a Universidade do Distrito Federal e incorporada à Universidade do Brasil.
1943
· É fundada a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ.
1944
· Começa a ser publicada a Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, órgão de divulgação do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos - INEP.
1945
· É criado o Instituto Rio Branco com o objetivo de recrutar e educar pessoal para a carreira diplomática.
· O biólogo suíço Jean Piaget visita o Brasil como "pedagogo" (o que ele nunca foi) a convite da UNESCO.
· A Campanha do Ginasiano Pobre passa a se chamar Campanha de Ginásios Populares.
· É Ministro da Educação e Saúde Pública, no Governo José Linhares: Raul Leitão da Cunha.

PERÍODO DA NOVA REPÚBLICA
(1946 - 1963)
1945
· É criado o Instituto Rio Branco com o objetivo de recrutar e educar pessoal para a carreira diplomática.
· O biólogo suíço Jean Piaget visita o Brasil como "pedagogo" (o que ele nunca foi) a convite da UNESCO.
· A Campanha do Ginasiano Pobre passa a se chamar Campanha de Ginásios Populares.
· É Ministro da Educação e Saúde Pública, no Governo José Linhares: Raul Leitão da Cunha.
1946
· São fundadas a Universidade Federal de Pernambuco e a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
· São Ministros da Educação e Saúde Pública, no Governo Eurico Gaspar Dutra: Ernesto de Souza Campos, Clemente Mariani Bittencourt, Eduardo Rios Filho (interino) e Pedro Calmon Moniz de Bittencourt.
1947
· É criado o Instituto Tecnológico da Aeronáutica - ITA.
1949
· O biólogo suíço Jean Piaget recebe o título de "Doutor Honoris Causa" da Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro.
· É fundada a Escola Superior de Guerra - ESG.
· É criada a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC
1950
· É fundada a Associação Montessori do Brasil - AMB pela professora Piper de Lacerda Borges, que já mantinha a Escola Experimental Montessori, a primeira escola montessoriana do país.
· Anísio Teixeira inaugura em Salvador o Centro Popular de Educação (Centro Educacional Carneiro Ribeiro), dando início a sua idéia de escola-classe e escola-parque.
1951
· É fundada a Universidade Católica de Pernambuco.
1952
· O educador Lauro de Oliveira Lima inicia em Fortaleza, no Ceará, uma didática baseada nas teorias científicas de Jean Piaget.
· É fundada a Universidade Mackenzie, em São Paulo.
1954
· É fundada a Universidade Federal do Ceará.
· São criadas as Inspetorias Seccionais do Ministério da Educação.
· É Ministro da Educação e Cultura, no Governo Café Filho: Cândido Mota Filho.
1955
· É criado o Instituto Superior de Estudos Brasileiros - ISEB, com o objetivo de criar uma "cultura brasileira".
· São fundadas a Pontifícia Universidade Católica de Campinas e a Universidade Federal da Paraíba.
1957
· É criada a Revista Escola Secundária, pela Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário - CADES, do Ministério da Educação.
· O ministro Clóvis Salgado altera o projeto original da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e envia para o Congresso Nacional o Substitutivo no 2.222.
· Fundada a Universidade Federal do Pará.
1958
· É criada a Campanha Nacional de Erradicação do Analfabetismo - CNEA.
· Realiza-se o II Congresso Nacional de Educação de Adultos.
· É fundada a Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
1960
· É fundada a Pontifícia Universidade Católica de Pelotas, a Universidade Federal Fluminense e as Universidades Federais de Goiás, Juiz de Fora, Santa Catarina e Santa Maria.
1961
· É criada a Universidade de Brasília, a Universidade Federal de Alagoas e a do Espírito Santo e a Universidade Católica de Petrópolis e a de Salvador.
1962
· É fundada a Universidade Estadual de Campinas e a Universidade Norte de Ensino Superior de Montes Claros, Minas Gerais.

PERÍODO DO REGIME MILITAR
(1964 - 1985)
1965
· É fundada a Universidade de Itaúna, em Minas Gerais.
1966
· A Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN cria o Centro Rural Universitário de Treinamento e Ação Comunitária · CRUTAC.
· O Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro é o primeiro curso de pós-graduação em educação do Brasil.
1967
· É fundada a Universidade de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul.
1968
· São fundadas a Universidade de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, a Universidade Regional de Blumenau, em Santa Catarina, a Universidade Federal do Piauí, a de São Carlos, em São Paulo, e a de Sergipe.
1969
· São fundadas a Universidade Federal de Ouro Preto e a de Viçosa, em Minas Gerais, a de Pelotas, no Rio Grande do Sul, e as Universidades de Rio Grande e a do Vale dos Sinos, também no Rio Grande do Sul, a de Uberlândia, em Minas Gerais.
1970
· São fundadas a Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, a Estadual de Maringá e a de Ponta Grossa, no Paraná, a Universidade Federal do Acre e a de Mato Grosso.
1973
· É fundada a Universidade de Fortaleza, no Ceará, e a Universidade de Mogi das Cruzes, em São Paulo.
1976
· É fundada a Universidade Estadual de Feira de Santana, na Bahia, e a Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, em São Paulo.
PERÍODO DA ABERTURA POLÍTICA
(1986 - 2003)
1987
· A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo implanta em todo o Estado diversos Centros Específicos de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério - CEFAMs.
1990
- É lançado o projeto de construção de Centros Integrados de Apoio à Criança - CIACs, em todo o Brasil, inspirados no modelo dos Centros Integrados de Educação Pública - CIEPs, do Rio de Janeiro.
1992
· Os Centros Integrados de Apoio à Criança - CIACs passam a se chamar Centros de Atenção Integral à Criança e aos Adolescentes - CAICs.
1993
· É criado o Projeto de Educação Básica para o Nordeste com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento - BIRD.
1995
- O Governo Federal envia ao Congresso uma emenda constitucional que propõe a criação do Fundo de Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Professor - FUNDEF.
· É criado o Programa Acorda Brasil. Está na Hora da Escola!.
· É criado o Programa Dinheiro Direto na Escola - PDDE.
1997
- É criado, pelo Ministério da Educação, o Programa de Expansão da Educação Profissional - PROEP.
1998
- É instituído pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais - INEP, o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM, para ser aplicado aos alunos concluintes e aos egressos deste nível de ensino.
2001
· O Programa Nacional de Renda Mínima vinculada à  educação - "Bolsa Escola" é criado pela Medida Provisória 2.140, de 13 de fevereiro de 2001, aprovado pelo Congresso Nacional em 27 de março e sancionado pelo presidente da República, através da Lei 10.219, de 11 de abril de 2001.


Grupo: ANDREA MARIA DA SILVA ALVES   RA:1142332544
   CLAUDINÉIA AP. B. DOS SANTOS     RA: 1144394736
   ELAINE CRISTINA FERREIRA             RA: 1187371071
   MARIA EVANESSA DA SILVA             RA: 1142339832
   MARIA LUCIELMA R. GOMES             RA: 2542431094
   SONIA FELISMINA DE FRANÇA         RA: 250500037






A importância da história da Educação

            A educação de hoje é administrada com base na História da Educação, melhor dizemos nos segmentos históricos (acontecimentos, desenvolvimento, marcos, independência etc.), onde podemos observar que mesmo com muitas rupturas e desinteresses a educação aconteceu e é um reflexo da história que foi construída com erros e acertos e teve inicio a centenas de anos atrás. Por isso é importante conhecer a história da educação e com isto entender o presente e construir um futuro de forma estruturada.
            Porque não queremos repetir os erros e vícios do passado, e mesmo com pouco avanço no desenvolvimento da educação, é notório que a educação não é estática e através dos acontecimentos vamos continuar escrevendo a história e com a intenção de termos mais acertos, contando também que a educação esta envolvida na política, na sociedade, economia etc.
            Podemos dizer que a história da educação é um livro, onde podemos pesquisar as teorias, os modelos de educação, as fases da história, os modelos de escolas, as reflexões das técnicas etc. E podemos retirar um pouco de cada para aplicarmos em nosso dia a dia profissional. Para nós é de suma importância ter conhecimento da história da educação, entender desde as sociedades tribais a educação que era passada de pai para filho, se formou uma forma de educação, prosseguindo com a educação dos jesuítas (catequizando e alfabetizando) a educação tradicional, a humanista, realista, progressista e tecnicista, a construtivista etc. Onde cada uma contribuiu para escrever a história, que serve e servirá para refletirmos e analisarmos o que deu certo e utilizarmos para construirmos o presente e planejar o futuro.
            Diante do exposto podemos citar que a história da educação é importante para o desenvolvimento crescente da educação de uma sociedade e do país, por que um país e a sociedade se desenvolverão com o aumento crescente da educação, e a nossa tarefa é construir estes novos capítulos da história, na tentativa de reverter o quadro de desorganização e interesses que torna a educação excludente, com altos índices de analfabetismo, evasão, repetência e seletividade. Não deixando de incorporar a tecnologia e novos recursos e conseguir alterar a tradição das aulas tradicionais.
            Concluindo a História da Educação é importante para conhecermos e refletirmos para entendermos a educação de hoje, para fazer um presente mais organizado e igualitário, e projetar um futuro com educação e qualidade. E com isso estaremos escrevendo mais um capitulo na história da educação para ser lido e pesquisado nas próximas gerações, pois a história da educação não é estática como já foi falado ela estará em eterna construção.

A origem da educação escolar no Brasil- a ação dos
jesuítas como parte do movimento da contra-reforma católica

A educação escolar no Brasil teve origem em 1549, com a chegada dos portugueses e jesuítas no país, sob o comando do Padre Manoel da Nóbrega. Quinze dias após a chegada deles, implantaram a primeira escola brasileira em Salvador, marcando o inicio da historia da educação no Brasil.
Os jesuítas organizaram uma educação em nome da fé, e se dedicaram a um trabalho de catequizar os índios, e trouxeram seus ensinamentos religiosos, com o propósito de formar um exército cristão. A partir disso preocupavam-se em levar aos povos indígenas os ensinamentos cristãos; a língua portuguesa, os costumes e a moral católica. O sistema de ensino era bastante rigoroso, pois os jesuítas obrigavam os índios a seguirem e respeitarem suas doutrinas como fossem o próprio Deus da Terra, pois só deste modo teriam suas almas salvas. Mas percebeu-se que não seria possível converter os índios a fé católica se eles não soubessem ler e escrever. Então estenderam suas obras para outros estados fundando várias escolas para avançar e abranger mais pessoas em seus ensinamentos.
Durante a Idade Média a educação ficou a cargo da igreja católica que se restringia aos membros do clero, dominando a população. Tudo o que mandavam era obedecido, e os que não obedeciam eram punidos. Com isso surge a insatisfação de Lutero e Calvino que estimularam a reforma protestante, pois a igreja católica ficou divida na forma de pensamento. A reforma protestante critica e não aceitava as propostas e opiniões da igreja medieval. Então a igreja perdeu um pouco o domínio para com a sociedade. Pois os protestantes acreditavam que todos poderiam conhecer as leituras e interpretações bíblicas sem a interação dos lideres religiosos.
Os católicos reagiram com o movimento da contra reforma, para combater a expansão do protestantismo.  “Desse embate resultou que durante os séculos XVI e XVII, os colégios foram organizados, sobretudo pelas ordens religiosas, sejam as católicas, interessadas na evangelização e na educação de crianças e jovens. Dentre elas a Companhia de Jesus. (PLT Filosofia da Educação pág. 113 Maria Lucia De Arruda Aranha).
Criaram inúmeras escolas de “Ler e Escrever”, mas deram maior assistência as escolas secundárias, onde eram educados os filhos das famílias nobres, com o propósito de transformá-los em padres.  Utilizavam uma didática exigente e aplicavam algumas punições para discipliná-los. Essa forma de disciplinar gerou conflitos e polemicas, onde algumas aceitavam e outros criticavam seus regimes de ação pedagógica conservadora e dominadora. E com isso na era pombalina a educação no país era de grande analfabetismo, por motivo de ensino precário. Por tanto em 1759, o primeiro ministro de Portugal, marques de Pombal expulsa os jesuítas do Brasil e com eles foi extinto a Companhia de Jesus. O ensino passou a ser laico e publico.
No Brasil a educação precisa de algumas rupturas e expandir um conhecimento renovador, para a melhoria do ensino aprendizado.

GRUPO:
NOME: Andréa Maria da S. Alves         RA: 1142332544
NOME: Claudineia Ap. B. dos Santos   RA: 1144394736
NOME: Elaine Cristina Ferreira             RA: 1187371071
NOME: Maria Evanessa da Silva           RA: 1142339832
NOME: Maria Lucielma R. Gomes        RA: 2542431094
NOME: Sonia F. de França                    RA: 2505000379



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