PERÍODO JESUÍTICO
ANO
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HISTÓRIA
DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA |
1549
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· Chega ao Brasil o primeiro grupo
de seis padres jesuítas, chefiados por Manuel de Nóbrega, marcando o início
da História da Educação no Brasil (nos moldes europeus).
· Quinze dias após a chegada fundam, na cidade de Salvador, a primeira escola elementar. |
1554
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· São fundadas as escolas jesuítas
de São Paulo de Piratininga, tendo como seu primeiro professor o padre José
de Anchieta, e a da Bahia.
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1556
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· É fundado o colégio jesuíta de
Todos os Santos.
· Começa a vigorar as "Constituições da Companhia de Jesus", incluindo a aprendizagem do canto, da música instrumental e o estudo profissional agrícola. |
1567
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· É fundado o colégio jesuíta do
Rio de Janeiro.
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1568
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· É fundado o colégio jesuíta de
Olinda.
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1570
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· O Brasil conta com cinco escolas
elementares (Porto Seguro, Ilhéus, São Vicente, Espírito Santo e São Paulo de
Piratininga) e três colégios (Rio de Janeiro, Pernambuco e Bahia).
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1575
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· No colégio da Bahia já se colava
grau de Bacharel em Artes.
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1576
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· No colégio da Bahia formam·se
licenciados.
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1622
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· É fundado o colégio jesuíta do
Maranhão.
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1631
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· É fundado o colégio jesuíta de
Santo Inácio, em São Paulo.
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1652
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· É fundado o colégio jesuíta de
São Miguel, em Santos, o de Santo Alexandre, no Pará, e o de Nossa Senhora da
Luz, em São Luiz do Maranhão.
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1654
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· É fundado o colégio jesuíta de
São Tiago, no Espírito Santo.
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1678
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· E fundado o colégio jesuíta de
Nossa Senhora do Ó, em Recife.
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1683
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· É fundado o colégio jesuíta da
Paraíba.
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1699
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· É fundada na Bahia a Escola
de Artes e Edificações Militares.
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1738
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· É fundada no Rio de Janeiro a Escola
de Artilharia.
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1739
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· São fundados os Seminários de
São José e São Pedro, no Rio de Janeiro.
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(1760
- 1808)
1772
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· É fundada, no Rio de Janeiro, a Academia
Científica.
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1776
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· É criado no Rio de Janeiro,
pelos padres Franciscanos, um curso de estudos literários e teológicos,
destinado à formação de sacerdotes.
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1784
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· É criado no Rio de Janeiro o Gabinete
de História Natural.
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PERÍODO JOANINO
(1808-
1821)
1808
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· É fundado uma escola de
educação, onde se ensinavam as línguas portuguesa e francesa, Retórica,
Aritmética, Desenho e Pintura.
· É criada a Academia de Marinha, no Rio de Janeiro. · São criados cursos de cirurgia no Rio de Janeiro e na Bahia. · É criada uma cadeira de Ciência Econômica, na Bahia, da qual seria regente José da Silva Lisboa, o futuro Visconde de Cairu. |
1810
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· Desfazendo·se de seus próprios
livros (60.000 volumes), trazidos de Portugal, D. João funda a nossa primeira
biblioteca.
· É criada a Academia Militar. |
1812
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· · É criada a escola de
serralheiros, oficiais de lima e espingardeiros, em Minas Gerais.
· É criado o laboratório de química no Rio de Janeiro. |
1816
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· É criada a Escola Real de
Ciências, Artes e Ofícios.
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1817
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· É criado um curso de química na
Bahia.
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1820
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· A Escola Real de Ciências,
Artes e Ofícios muda para Real Academia de Pintura, Escultura e
Arquitetura Civil e depois para Academia de Artes.
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PERÍODO IMPERIAL
(1822
- 1888)
1832
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· Convertem·se em Faculdades de
Medicina, as Academias Médico-Cirúrgicas do Rio de Janeiro e da
Bahia.
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1835
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· É criada uma escola normal em
Niterói. A primeira do Brasil.
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1836
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· É criada uma escola normal na
Bahia.
· São criados os Liceus da Bahia e da Paraíba. |
1838
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· O Colégio Pedro II é
fundado no Rio de Janeiro.
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1839
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· É criada uma escola normal no
Pará.
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1845
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· É criada uma escola normal no
Ceará.
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1846
|
· É criada uma escola normal em
São Paulo.
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1848
|
· É criada uma escola normal em
São Paulo.
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1854
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· É criada uma escola normal na
Paraíba.
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1874
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· É criada a Escola Politécnica.
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1880
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· Surge a primeira escola normal
da Capital do Império, mantida e administrada pelos Poderes Públicos.
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1881
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· É criado o Colégio
Piracicabano, confessional protestante de cunho metodista.
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1884
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· É criada a Escola
Neutralidade, escola primária de cunho positivista.
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1888
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· É criado o Instituto Pasteur,
no Rio de Janeiro
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PERÍODO DA PRIMEIRA REPÚBLICA
(1889
- 1929)
1893
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· É criado, em São Paulo, o Instituto
Adolfo Lutz e a Escola Politécnica.
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1895
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· É Criado o Museu Paulista.
· É criada a Escola de Engenharia do Mackenzie College, em São Paulo. · É fundada a Academia Brasileira de Letras por Machado de Assis. |
1899
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· É criado, em São Paulo, o Instituto
Biológico, o Butantã, cuja direção foi confiada a Vital
Brasil.
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1901
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· É criado, no Rio de Janeiro, o Instituto
Soroterápico Federal, ou a escola de Manguinhos, dirigido
por Oswaldo Cruz.
· É criada a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, em Piracicaba. |
1902
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· São criadas, em São Paulo, as Escolas
de Comércio Álvares Penteado e do Mackenzie College.
· São Ministros da Justiça e Negócios Interiores, no Governo Rodrigues Alves: José Joaquim Seabra e Félix Gaspar de Barros e Almeida. |
1914
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· É fundado o Centro de Estudos
Sociais por José Oiticica e Fábio Luz.
· São Ministros da Justiça e Negócios Interiores, no Governo Venceslau Brás: Carlos Maximiliano Pereira dos Santos e Augusto Tavares de Lira (interino). |
PERÍODO DA SEGUNDA REPÚBLICA
(1930
- 1936)
· É fundada a Universidade de
Porto Alegre.
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1935
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· O Secretário de Educação do
Distrito Federal, Anísio Teixeira, cria a Universidade do Distrito
Federal, com uma Faculdade de Educação na qual se situava o Instituto
de Educação.
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PERÍODO DO ESTADO NOVO
(1937
- 1945)
1937
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· · É criado o Instituto
Nacional do Cinema Educativo e o Serviço do Patrimônio Histórico e
Artístico Nacional.
· Fernando de Azevedo publica "A Educação Pública no Estado de São Paulo", baseado no inquérito dirigido por ele no ano de 1926. |
1938
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· É criada a União Nacional dos
Estudantes - UNE.
· É criado o Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos - INEP. |
1939
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· É criado o Serviço Nacional
de Radiodifusão Educativa.
· É extinta a Universidade do Distrito Federal e incorporada à Universidade do Brasil. |
1943
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· É fundada a Universidade
Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ.
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1944
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· Começa a ser publicada a Revista
Brasileira de Estudos Pedagógicos, órgão de divulgação do Instituto
Nacional de Estudos Pedagógicos - INEP.
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1945
|
· É criado o Instituto Rio
Branco com o objetivo de recrutar e educar pessoal para a carreira
diplomática.
· O biólogo suíço Jean Piaget visita o Brasil como "pedagogo" (o que ele nunca foi) a convite da UNESCO. · A Campanha do Ginasiano Pobre passa a se chamar Campanha de Ginásios Populares. · É Ministro da Educação e Saúde Pública, no Governo José Linhares: Raul Leitão da Cunha. |
PERÍODO DA NOVA REPÚBLICA
(1946
- 1963)
1945
|
· É criado o Instituto Rio
Branco com o objetivo de recrutar e educar pessoal para a carreira
diplomática.
· O biólogo suíço Jean Piaget visita o Brasil como "pedagogo" (o que ele nunca foi) a convite da UNESCO. · A Campanha do Ginasiano Pobre passa a se chamar Campanha de Ginásios Populares. · É Ministro da Educação e Saúde Pública, no Governo José Linhares: Raul Leitão da Cunha. |
1946
|
· São fundadas a Universidade
Federal de Pernambuco e a Pontifícia Universidade Católica de São
Paulo.
· São Ministros da Educação e Saúde Pública, no Governo Eurico Gaspar Dutra: Ernesto de Souza Campos, Clemente Mariani Bittencourt, Eduardo Rios Filho (interino) e Pedro Calmon Moniz de Bittencourt. |
1947
|
· É criado o Instituto
Tecnológico da Aeronáutica - ITA.
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1949
|
· O biólogo suíço Jean Piaget
recebe o título de "Doutor Honoris Causa" da Universidade
do Brasil, no Rio de Janeiro.
· É fundada a Escola Superior de Guerra - ESG. · É criada a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC |
1950
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· É fundada a Associação
Montessori do Brasil - AMB pela professora Piper de Lacerda Borges, que
já mantinha a Escola Experimental Montessori, a primeira escola
montessoriana do país.
· Anísio Teixeira inaugura em Salvador o Centro Popular de Educação (Centro Educacional Carneiro Ribeiro), dando início a sua idéia de escola-classe e escola-parque. |
1951
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· É fundada a Universidade
Católica de Pernambuco.
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1952
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· O educador Lauro de Oliveira
Lima inicia em Fortaleza, no Ceará, uma didática baseada nas teorias
científicas de Jean Piaget.
· É fundada a Universidade Mackenzie, em São Paulo. |
1954
|
· É fundada a Universidade
Federal do Ceará.
· São criadas as Inspetorias Seccionais do Ministério da Educação. · É Ministro da Educação e Cultura, no Governo Café Filho: Cândido Mota Filho. |
1955
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· É criado o Instituto Superior
de Estudos Brasileiros - ISEB, com o objetivo de criar uma "cultura
brasileira".
· São fundadas a Pontifícia Universidade Católica de Campinas e a Universidade Federal da Paraíba. |
1957
|
· É criada a Revista Escola
Secundária, pela Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino
Secundário - CADES, do Ministério da Educação.
· O ministro Clóvis Salgado altera o projeto original da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e envia para o Congresso Nacional o Substitutivo no 2.222. · Fundada a Universidade Federal do Pará. |
1958
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· É criada a Campanha Nacional
de Erradicação do Analfabetismo - CNEA.
· Realiza-se o II Congresso Nacional de Educação de Adultos. · É fundada a Universidade Federal do Rio Grande do Norte. |
1960
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· É fundada a Pontifícia
Universidade Católica de Pelotas, a Universidade Federal Fluminense
e as Universidades Federais de Goiás, Juiz de Fora, Santa Catarina e Santa
Maria.
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1961
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· É criada a Universidade de
Brasília, a Universidade Federal de Alagoas e a do Espírito Santo e a
Universidade Católica de Petrópolis e a de Salvador.
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1962
|
· É fundada a Universidade
Estadual de Campinas e a Universidade Norte de Ensino Superior de
Montes Claros, Minas Gerais.
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PERÍODO DO REGIME MILITAR
(1964
- 1985)
· É fundada a Universidade de
Itaúna, em Minas Gerais.
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1966
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· A Universidade Federal do Rio
Grande do Norte - UFRN cria o Centro Rural Universitário de
Treinamento e Ação Comunitária · CRUTAC.
· O Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro é o primeiro curso de pós-graduação em educação do Brasil. |
1967
|
· É fundada a Universidade de
Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul.
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1968
|
· São fundadas a Universidade
de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, a Universidade Regional de
Blumenau, em Santa Catarina, a Universidade Federal do Piauí, a de
São Carlos, em São Paulo, e a de Sergipe.
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1969
|
· São fundadas a Universidade
Federal de Ouro Preto e a de Viçosa, em Minas Gerais, a de
Pelotas, no Rio Grande do Sul, e as Universidades de Rio Grande e
a do Vale dos Sinos, também no Rio Grande do Sul, a de Uberlândia,
em Minas Gerais.
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1970
|
· São fundadas a Universidade
Estadual do Mato Grosso do Sul, a Estadual de Maringá e a de
Ponta Grossa, no Paraná, a Universidade Federal do Acre e a de
Mato Grosso.
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1973
|
· É fundada a Universidade de
Fortaleza, no Ceará, e a Universidade de Mogi das Cruzes, em São
Paulo.
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1976
|
· É fundada a Universidade
Estadual de Feira de Santana, na Bahia, e a Estadual Paulista Júlio de
Mesquita Filho, em São Paulo.
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PERÍODO DA ABERTURA POLÍTICA
(1986 - 2003)
1987
|
·
A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo implanta em todo o Estado
diversos Centros Específicos de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério -
CEFAMs.
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1990
|
-
É lançado o projeto de construção de Centros Integrados de Apoio à Criança
- CIACs, em todo o Brasil, inspirados no modelo dos Centros Integrados
de Educação Pública - CIEPs, do Rio de Janeiro.
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1992
|
·
Os Centros Integrados de Apoio à Criança - CIACs passam a se chamar Centros
de Atenção Integral à Criança e aos Adolescentes - CAICs.
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1993
|
·
É criado o Projeto de Educação Básica para o Nordeste com apoio do Banco
Interamericano de Desenvolvimento - BIRD.
|
1995
|
-
O Governo Federal envia ao Congresso uma emenda constitucional que propõe a
criação do Fundo de Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização
do Professor - FUNDEF.
·
É criado o Programa Acorda Brasil. Está na Hora da Escola!.
· É criado o Programa Dinheiro Direto na Escola - PDDE. |
1997
|
-
É criado, pelo Ministério da Educação, o Programa de Expansão da Educação
Profissional - PROEP.
|
1998
|
-
É instituído pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais - INEP, o Exame Nacional do Ensino Médio -
ENEM, para ser aplicado aos alunos concluintes e aos egressos deste nível
de ensino.
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2001
|
·
O Programa Nacional de Renda Mínima vinculada à educação -
"Bolsa Escola" é criado pela Medida Provisória 2.140, de 13 de
fevereiro de 2001, aprovado pelo Congresso Nacional em 27 de março e
sancionado pelo presidente da República, através da Lei 10.219, de 11 de
abril de 2001.
|
Grupo: ANDREA MARIA DA SILVA ALVES RA:1142332544
CLAUDINÉIA
AP. B. DOS SANTOS RA:
1144394736
ELAINE
CRISTINA FERREIRA RA:
1187371071
MARIA
EVANESSA DA SILVA RA:
1142339832
MARIA
LUCIELMA R. GOMES RA: 2542431094
SONIA
FELISMINA DE FRANÇA RA: 250500037
A importância da história da Educação
A educação de hoje é administrada
com base na História da Educação, melhor dizemos nos segmentos históricos
(acontecimentos, desenvolvimento, marcos, independência etc.), onde podemos
observar que mesmo com muitas rupturas e desinteresses a educação aconteceu e é
um reflexo da história que foi construída com erros e acertos e teve inicio a
centenas de anos atrás. Por isso é importante conhecer a história da educação e
com isto entender o presente e construir um futuro de forma estruturada.
Porque não queremos repetir os erros
e vícios do passado, e mesmo com pouco avanço no desenvolvimento da educação, é
notório que a educação não é estática e através dos acontecimentos vamos
continuar escrevendo a história e com a intenção de termos mais acertos,
contando também que a educação esta envolvida na política, na sociedade,
economia etc.
Podemos dizer que a história da
educação é um livro, onde podemos pesquisar as teorias, os modelos de educação,
as fases da história, os modelos de escolas, as reflexões das técnicas etc. E
podemos retirar um pouco de cada para aplicarmos em nosso dia a dia
profissional. Para nós é de suma importância ter conhecimento da história da
educação, entender desde as sociedades tribais a educação que era passada de
pai para filho, se formou uma forma de educação, prosseguindo com a educação
dos jesuítas (catequizando e alfabetizando) a educação tradicional, a
humanista, realista, progressista e tecnicista, a construtivista etc. Onde cada
uma contribuiu para escrever a história, que serve e servirá para refletirmos e
analisarmos o que deu certo e utilizarmos para construirmos o presente e
planejar o futuro.
Diante do exposto podemos citar que
a história da educação é importante para o desenvolvimento crescente da
educação de uma sociedade e do país, por que um país e a sociedade se
desenvolverão com o aumento crescente da educação, e a nossa tarefa é construir
estes novos capítulos da história, na tentativa de reverter o quadro de
desorganização e interesses que torna a educação excludente, com altos índices
de analfabetismo, evasão, repetência e seletividade. Não deixando de incorporar
a tecnologia e novos recursos e conseguir alterar a tradição das aulas
tradicionais.
Concluindo a História da Educação é
importante para conhecermos e refletirmos para entendermos a educação de hoje,
para fazer um presente mais organizado e igualitário, e projetar um futuro com
educação e qualidade. E com isso estaremos escrevendo mais um capitulo na
história da educação para ser lido e pesquisado nas próximas gerações, pois a
história da educação não é estática como já foi falado ela estará em eterna
construção.
A origem da educação escolar no Brasil- a
ação dos
jesuítas como parte do movimento da
contra-reforma católica
A educação escolar no
Brasil teve origem em 1549, com a chegada dos portugueses e jesuítas no país,
sob o comando do Padre Manoel da Nóbrega. Quinze dias após a chegada deles,
implantaram a primeira escola brasileira em Salvador, marcando o inicio da
historia da educação no Brasil.
Os jesuítas organizaram
uma educação em nome da fé, e se dedicaram a um trabalho de catequizar os
índios, e trouxeram seus ensinamentos religiosos, com o propósito de formar um
exército cristão. A partir disso preocupavam-se em levar aos povos indígenas os
ensinamentos cristãos; a língua portuguesa, os costumes e a moral católica. O
sistema de ensino era bastante rigoroso, pois os jesuítas obrigavam os índios a
seguirem e respeitarem suas doutrinas como fossem o próprio Deus da Terra, pois
só deste modo teriam suas almas salvas. Mas percebeu-se que não seria possível
converter os índios a fé católica se eles não soubessem ler e escrever. Então
estenderam suas obras para outros estados fundando várias escolas para avançar
e abranger mais pessoas em seus ensinamentos.
Durante a Idade Média a
educação ficou a cargo da igreja católica que se restringia aos membros do
clero, dominando a população. Tudo o que mandavam era obedecido, e os que não
obedeciam eram punidos. Com isso surge a insatisfação de Lutero e Calvino que
estimularam a reforma protestante, pois a igreja católica ficou divida na forma
de pensamento. A reforma protestante critica e não aceitava as propostas e
opiniões da igreja medieval. Então a igreja perdeu um pouco o domínio para com
a sociedade. Pois os protestantes acreditavam que todos poderiam conhecer as
leituras e interpretações bíblicas sem a interação dos lideres religiosos.
Os católicos reagiram
com o movimento da contra reforma, para combater a expansão do
protestantismo. “Desse embate resultou
que durante os séculos XVI e XVII, os colégios foram organizados, sobretudo
pelas ordens religiosas, sejam as católicas, interessadas na evangelização e na
educação de crianças e jovens. Dentre elas a Companhia de Jesus. (PLT Filosofia
da Educação pág. 113 Maria Lucia De Arruda Aranha).
Criaram inúmeras
escolas de “Ler e Escrever”, mas deram maior assistência as escolas
secundárias, onde eram educados os filhos das famílias nobres, com o propósito
de transformá-los em padres. Utilizavam
uma didática exigente e aplicavam algumas punições para discipliná-los. Essa
forma de disciplinar gerou conflitos e polemicas, onde algumas aceitavam e
outros criticavam seus regimes de ação pedagógica conservadora e dominadora. E
com isso na era pombalina a educação no país era de grande analfabetismo, por
motivo de ensino precário. Por tanto em 1759, o primeiro ministro de Portugal,
marques de Pombal expulsa os jesuítas do Brasil e com eles foi extinto a
Companhia de Jesus. O ensino passou a ser laico e publico.
No Brasil a educação
precisa de algumas rupturas e expandir um conhecimento renovador, para a
melhoria do ensino aprendizado.
GRUPO:
NOME: Andréa Maria da
S. Alves RA: 1142332544
NOME: Claudineia Ap. B.
dos Santos RA: 1144394736
NOME: Elaine Cristina
Ferreira RA: 1187371071
NOME: Maria Evanessa da
Silva RA: 1142339832
NOME: Maria Lucielma R.
Gomes RA: 2542431094
NOME: Sonia F. de
França RA: 2505000379
Boa noite
ResponderExcluirGostei bastante da abrdagem
Parabéns
dojú