Quadro Cronológico: Período e suas
respectivas instituições escolares.
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Período Jesuítico 1500-1759
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Período Pombalino
(1760 – 1808) |
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Período Joanino (1808- 1821)
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Período Imperial (1889-1929)
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Período da Primeira República (1889-
1929)
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Período
da Segunda República (1930-1936)
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Período do Estado Novo (1937-1945)
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Ano
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História da Educação Brasileira
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1938
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É criado o Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos - INEP.
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1945
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É criado o Instituto Rio Branco com
o objetivo de recrutar e educar pessoal para a carreira diplomática.
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Período do Estado
Novo (1937-1945)
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Ano
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História da Educação Brasileira
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1951
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É fundada a Universidade Católica de Pernambuco.
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1952
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É fundada a Universidade Mackenzie, em São Paulo.
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1954
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É fundada a Universidade Federal do Ceará.
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1955
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São fundadas a Pontifícia Universidade Católica de Campinas e a Universidade Federal da Paraíba.
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1957
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Fundada a Universidade Federal do Pará..
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1958
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É fundada a Universidade Federal do Rio Grande do Norte..
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1960
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É
fundada a Pontifícia Universidade
Católica de Pelotas, a Universidade
Federal Fluminense e as Universidades
Federais de Goiás, Juiz de Fora, Santa Catarina e Santa Maria
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1961
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É
criada a Universidade de Brasília,
a Universidade Federal de Alagoas e a
do Espírito Santo e a Universidade Católica de Petrópolis e a de Salvador.
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1962
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É fundada a Universidade Estadual de Campinas e a Universidade Norte de Ensino Superior de Montes Claros, Minas
Gerais..
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Referências
HTTP://www.histedbr.fae.unicamp.br/navegando/periodo_primeira_republica_instituicoes.html
“A
Origem da educação escolar no Brasil:A ação dos jesuítas como parte do
movimento da contrarreforma católica”
A Idade Média foi marcada
pela influência da igreja católica, até mesmo sobre grandes monarquias.
Entendendo que a igreja católica era abusiva, foi criado o movimento
protestante, impulsionando reformas de destaque no século XVI, a Reforma
Protestante e Contra Reforma.
Com a perda de fiéis, de poder e terras, foi
traçado um plano de reação contra os protestantes, catequizar por intermédio
dos jesuítas, que eram padres da Igreja Católica que faziam parte da Companhia
de Jesus. Os primeiros jesuítas chegaram
no Brasil em março de 1549, e construíram escolas, se dedicaram a pregação da
fé católica e ao trabalho educativo, cursos de Letras e Filosofia, Teologia e
Ciências Sagradas. Com os índio foi trabalhado o processo de catequização e
ensino do trabalho agrícola, que garantiam aos jesuítas uma de suas fontes de
renda.
Universidade Anhanguera
História da Educação e Pedagogia
MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL CONTEMPORÂNEO.
Edineia Firmino Ra: 2505000374
Elisete Inojoza Ra: 1157367568
Liliane Correa da Silva RA: 2547457672
Maria Lúcia Alves Ferraz RA: 2505000376
Marília de Oliveira RA: 3505508658
Negess Silva RA: 1129324180
A Importância da História da Educação
Todo processo de surgimento da educação, desde a educação primitiva passando por todas as fases da história da educação. Assimilando a herança cultural dos antepassados estabelecendo projetos e mudanças. Começando pela educação primitiva, onde nas comunidades tribais as crianças aprendiam imitando gestos de adultos nas atividades diárias como pesca, a caça, agricultura até a preparação para guerra. Passando pela Educação Oriental onde a escola foi estabelecida, onde se aprendiam a ler escrever e contar, através do estudo de toda história, que se trata da história não somente da cultura, mas a história em geral.
Com todo estudo e pesquisas foi possível trazer melhorias na área da educação atual. Respeitando culturas e tradições, foi possível mudanças significativa sempre visando a melhor forma de educar. A importância da história da Educação se apresenta, não apenas, em todo conhecimento histórico adquirido, mas também nas grandes mudanças e descobertas de formas de aprender e ensinar.
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