Grupo Neide





































ETAPA ATPS
A Origem da Educação no Brasil- e a ação dos Jesuítas com parte no movimento da contrarreforma Católica.


Quando os Portugueses chegaram ao Brasil, trouxeram com eles cultura, costumes e religiosidade, o Brasil, País ainda a ser explorado e carente de ideologias religiosas era alvo certo dos Jesuítas que poderiam catequizar e implantar a doutrina Católica entre índios e nativos e filhas de portugueses, é claro que a Educação propagada pelos Jesuítas assentou em seu território Brasileiro com muita facilidade.
No final do Século XVIII e no inicio do Século XIX iniciou-se então a educação no Brasil, a Educação Jesuítica ocorrida entre 1549 e 1570 era comandada por um Padre seu nome, Manoel de Nóbrega que com seu caráter democrático e universal observou a necessidade de transmitir o saber a órfãos. Indígenas e filhas de colonos, e para isso foi preciso que Manoel de Nóbrega aprendesse a língua indígena para estabelecer uma aproximação e a doutrinação da fé católica e com isso instituir a língua Portuguesa. Com seu caráter democrático Manoel de Nóbrega era contra a idéia dos Jesuítas que se dedicaram a formação das elites coloniais deixando de lado as classes populares na qual implantaram uma educação voltada para submissão e para a religião de forma passiva e acrítica uma concepção autoritária, castradora e punitiva de educar e avaliar.
A igreja tinha uma estrutura autoritária centrada no poder do papa e se preocupava mais com as questões políticas e econômicas do que com as questões religiosas. A renda de cargas eclesiásticas e relíquias e indulgencias eram recorrentes que provocaram criticas por parte de Martinho Lutero monge agostiniano que não aceitava a idéia, a igreja entendia que a única forma de riqueza era a terra e desconsiderava e repugnava qualquer outra forma de atividade, com isso as idéias da reforma já se espalhavam por toda parte levando perseguição aos reformadores e novos protestantes logo em seguida com a chamada contra-reforma que punia todo aquele que desafiasse os preceitos católicos pregando uma nova religiosidade. Com a expansão da reforma protestante, a igreja católica reagia e deu inicio a contra-reforma e reformaram a supremacia papal e os princípios da fé estimulando a criação de seminário e na formação de padres, a verdade é que neste período começava a desenhar o papel do educador.   


Curso: Pedagogia – 2° 3°Semestre – Noturno
Professora: Marina
Sala: 02 – 1°Andar
Alunos: Claúdia Parizotto                                     Ra: 3200487646
             Elizabete Sodré do Vale                         Ra: 3239551029
             Elisabeth Neves Caires Azevedo            Ra: 1119318991
             Elisangela Nunes de S. Nascimento       Ra: 1107312985
            Jucimária Arlinda de Lima Silva                Ra: 3241558032
            Neide do Socorro Silva                            Ra: 2505063695
            Maria Aparecida da Silva                          Ra: 1107317635
            Raquel Motta Santos                               Ra: 1146366878


 A Importância da História da Educação

A História da Educação vem sendo compreendida há muitos anos atrás, ela evoluiu muito. Podemos dizer que os portugueses trouxeram um padrão de educação próprio da Europa, o que não quer dizer que a população brasileira já não possui características próprias de se fazer a educação.
A Educação não é algo isolado, está ligada a sociedade e a cultura de cada época. É preciso então relacionar a educação e as concepções sócias e culturais da cada momento histórico.
A Educação não nasce com o homem, é adquirida no decorrer de sua vida, se considerar a História como no processo em eterna evolução, não podemos considerar este trabalho como terminado. A educação evolui em diversas direções, o conhecimento sobre história da educação possibilitará um questionamento sobre a problemática educacional nos dias de hoje.
A História de Educação é muito importante em nossas vidas, pois podemos aprender ao longo dos anos o quanto se foi feito entre estudos e pesquisas para definir e para melhorar a educação, trabalhando de forma com que não tivesse somente um questionamento ou opinião, mas que tivesse várias pessoas envolvidas e várias opiniões, a fim de que se chegasse a um contexto mais concreto.
A História da Educação possui um conteúdo vasto no que se refere, e qual a sua importância, pois remete se a muitos anos de estudos e pesquisa de vários filósofos e teóricos que contribuíram de uma forma ou de outra, para chegar aos fatores de como desencadeou a Educação e ao longo dos anos esses mesmos teóricos e filósofos se especializaram para que pudesse até hoje, no que temos de base para a Educação, como a Pedagogia é a teoria crítica à Educação, ela sempre está em constante mutação, um exemplo que podemos citar de Dewey que o fim da educação não é formar a criança como modelo e nem orienta-la para uma ação futura, mas dar-lhe condições para resolver seus próprios problemas, a importância da História da educação em nossas vidas é basicamente, aprendermos a sua base fundamental, e que com ela se renovamos constantemente.

Curso: Pedagogia 2°e 3°Semestre
Professor: Raimundo Junior – sala 02
Alunos:Claudia Parizotto                                                 Ra: 3200487646
             Elizabete Sodré do Vale                                    Ra: 3239551029
             Elisabeth Neves Caires Azevedo                     Ra: 1119318991
             Elizangela Nunes de S. Nascimento                Ra: 1107312985
             Jucimária Arlinda de Lima Silva                       Ra: 3241558032
             Maria Aparecida da Silva                                  Ra: 1107317635
             Neide do Socorro Silva                                      Ra: 2505063695
             Raquel Motta Santos                                          Ra: 1146366878





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