ETAPA ATPS
A Origem da Educação no Brasil- e a ação dos Jesuítas com parte no movimento da contrarreforma Católica.
Quando os Portugueses chegaram ao Brasil, trouxeram com eles cultura, costumes e religiosidade, o Brasil, País ainda a ser explorado e carente de ideologias religiosas era alvo certo dos Jesuítas que poderiam catequizar e implantar a doutrina Católica entre índios e nativos e filhas de portugueses, é claro que a Educação propagada pelos Jesuítas assentou em seu território Brasileiro com muita facilidade.
No final do Século XVIII e no inicio do Século XIX iniciou-se então a educação no Brasil, a Educação Jesuítica ocorrida entre 1549 e 1570 era comandada por um Padre seu nome, Manoel de Nóbrega que com seu caráter democrático e universal observou a necessidade de transmitir o saber a órfãos. Indígenas e filhas de colonos, e para isso foi preciso que Manoel de Nóbrega aprendesse a língua indígena para estabelecer uma aproximação e a doutrinação da fé católica e com isso instituir a língua Portuguesa. Com seu caráter democrático Manoel de Nóbrega era contra a idéia dos Jesuítas que se dedicaram a formação das elites coloniais deixando de lado as classes populares na qual implantaram uma educação voltada para submissão e para a religião de forma passiva e acrítica uma concepção autoritária, castradora e punitiva de educar e avaliar.
A igreja tinha uma estrutura autoritária centrada no poder do papa e se preocupava mais com as questões políticas e econômicas do que com as questões religiosas. A renda de cargas eclesiásticas e relíquias e indulgencias eram recorrentes que provocaram criticas por parte de Martinho Lutero monge agostiniano que não aceitava a idéia, a igreja entendia que a única forma de riqueza era a terra e desconsiderava e repugnava qualquer outra forma de atividade, com isso as idéias da reforma já se espalhavam por toda parte levando perseguição aos reformadores e novos protestantes logo em seguida com a chamada contra-reforma que punia todo aquele que desafiasse os preceitos católicos pregando uma nova religiosidade. Com a expansão da reforma protestante, a igreja católica reagia e deu inicio a contra-reforma e reformaram a supremacia papal e os princípios da fé estimulando a criação de seminário e na formação de padres, a verdade é que neste período começava a desenhar o papel do educador.
Curso: Pedagogia – 2° 3°Semestre – Noturno
Professora: Marina
Sala: 02 – 1°Andar
Alunos: Claúdia Parizotto Ra: 3200487646
Elizabete Sodré do Vale Ra: 3239551029
Elisabeth Neves Caires Azevedo Ra: 1119318991
Elisangela Nunes de S. Nascimento Ra: 1107312985
Jucimária Arlinda de Lima Silva Ra: 3241558032
Neide do Socorro Silva Ra: 2505063695
Maria Aparecida da Silva Ra: 1107317635
Raquel Motta Santos Ra: 1146366878
A Importância da História da Educação
A
História da Educação vem sendo compreendida há muitos anos atrás, ela evoluiu
muito. Podemos dizer que os portugueses trouxeram um padrão de educação próprio
da Europa, o que não quer dizer que a população brasileira já não possui
características próprias de se fazer a educação.
A
Educação não é algo isolado, está ligada a sociedade e a cultura de cada época.
É preciso então relacionar a educação e as concepções sócias e culturais da
cada momento histórico.
A
Educação não nasce com o homem, é adquirida no decorrer de sua vida, se considerar
a História como no processo em eterna evolução, não podemos considerar este
trabalho como terminado. A educação evolui em diversas direções, o conhecimento
sobre história da educação possibilitará um questionamento sobre a problemática
educacional nos dias de hoje.
A
História de Educação é muito importante em nossas vidas, pois podemos aprender
ao longo dos anos o quanto se foi feito entre estudos e pesquisas para definir
e para melhorar a educação, trabalhando de forma com que não tivesse somente um
questionamento ou opinião, mas que tivesse várias pessoas envolvidas e várias
opiniões, a fim de que se chegasse a um contexto mais concreto.
A
História da Educação possui um conteúdo vasto no que se refere, e qual a sua
importância, pois remete se a muitos anos de estudos e pesquisa de vários
filósofos e teóricos que contribuíram de uma forma ou de outra, para chegar aos
fatores de como desencadeou a Educação e ao longo dos anos esses mesmos
teóricos e filósofos se especializaram para que pudesse até hoje, no que temos
de base para a Educação, como a Pedagogia é a teoria crítica à Educação, ela
sempre está em constante mutação, um exemplo que podemos citar de Dewey que o
fim da educação não é formar a criança como modelo e nem orienta-la para uma
ação futura, mas dar-lhe condições para resolver seus próprios problemas, a
importância da História da educação em nossas vidas é basicamente, aprendermos
a sua base fundamental, e que com ela se renovamos constantemente.
Curso:
Pedagogia 2°e 3°Semestre
Professor:
Raimundo Junior – sala 02
Alunos:Claudia Parizotto Ra: 3200487646
Elizabete Sodré do Vale Ra: 3239551029
Elisabeth Neves Caires Azevedo Ra: 1119318991
Elizangela Nunes de S.
Nascimento Ra: 1107312985
Jucimária Arlinda de Lima
Silva Ra:
3241558032
Maria Aparecida da Silva Ra:
1107317635
Neide do Socorro Silva Ra:
2505063695
Raquel Motta Santos Ra:
1146366878
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