MEMÓRIA
DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL CONTEMPORÂNEO
A
educação, o saber, se passa de pessoa para pessoa, de cultura para cultura, de
sociedade para sociedade; daí cada sociedade tem fatores culturais que vão
sendo transmitidos ao longo do processo histórico, desenvolvidos através de
seus artefatos místicos, éticos e religiosos influenciando sua forma de pensar
e agir. Assim, o processo evolutivo de um povo se dá através do conhecimento de
sua história e esse conhecimento histórico é seletivo, pois cada historiador
faz uma escolha dos acontecimentos mais importantes para sua história. Dessa
forma, em cada época e local a memória é registrada de maneiras diferentes e é
fundamental na formação da identidade cultural, das tradições e no registro de
experiências significativas, por isso deve ser valorizada e preservada.A
preservação do patrimônio histórico, artístico e cultural é necessária, pois
esse patrimônio é o testemunho vivo da herança cultural de gerações passadas
que exerce papel fundamental no momento presente e se projeta para o futuro,
transmitindo às gerações por vir as referências de um tempo e de um espaço
singulares, que jamais serão revividos, A história da educação não é muito
difícil de ser compreendida. Ela nos permite ver que, em outros lugares,
culturas e épocas, ou aqui perto de nós, a educação, de modo geral, e a escola,
em particular, tem mudado, mas parecem manter alguns elementos intocados. A
história, dessa forma, ajuda-nos a olhar nossa realidade com paciência, afinal,
as coisas demoram muito a mudar. As vezes é preciso esperar duas ou três
gerações para que uma inovação educacional se estabeleça.
Enfim, estudar história da educação é compreender o
presente, e intervir no futuro através do estudo do passado, não cometendo os
mesmos erros de nossos antepassados.Para
entendermos, o processo da implantação da educação escolar no Brasil voltará no
tempo, onde buscaremos entender os contextos e as formas que retratam a
educação mostrando, como e quando e de que formas teve inicio, na vida do cidadão brasileiro.
Assim ao falarmos da
educação no Brasil contemporâneo, mencionaremos pontos importantes como
processo das reformas religiosas protestante, e contra reforma relatando as causas,que tiveram inicio no
século xv| em que o motivo delas terem acontecido foram os abusos causados pela
igreja católica abrindo assim a visão das pessoas perante o pensamento
renascentista.Percebe então que ao final da idade média a igreja vinha expondo
de forma exagerada o luxo os gastos exorbitantes,perdendo o seu objetivo maior
onde via se claramente que os rituais,religiosos vinham sendo deixados de lado,
onde padres cada dia se mostravam menos
preocupados com a questão de celebrações, onde mal sabiam rezar missas,
deixando a desejar enfraquecendo a igreja perante a população.A respeito da
burguesia comercial da época,vimos que nos século xv| teve um grande avanço
econômico,e isso incomodava, a igreja
que repreendia os lucros os juros condenando os só que enquanto a igreja
desprezava a expansão econômica do burgueses,devido aos ganhos grandiosos,com
juros altíssimos,o papa por sua vez
arrecadava dinheiro para a construção da basílica de são Pedro,localizada em
Roma,vendendo o perdão denominado “indigências”.outro ponto primordial da época
que destacamos como um dos motivos das reformas o descontentamento dos reis
para com o papa que opinava interferia, nas ordens e regras, que eram impostas
pela realeza,através do pensamento renascentista o homem passou a questionar de forma critica passando
a ler mais,se informar expor seus pensamentos, sobre as questões que pairavam o
mundo, na época se apoiando na ciência buscando a verdade a razão.Não
poderíamos deixar de mencionar a reforma luterana e a reforma calvinista ao
falarmos da luterana tem como o criador das teses que contestavam os dogmas da
igreja católica o monge alemão Martinho Lutero,que criou 95 teses onde dentre
elas criticava,a venda do perdão,o culto de imagens,e a revogação do
celibato,tinha a seguinte concepção que a salvação do homem,acontecia através
de seus atos praticados e pela fé Martinho defendeu suas teses mostrou
assim a necessidade de fazer a reforma
da igreja católica já a calvinista ocorreu na França,onde Calvino dizia que a
salvação da alma defendia que o homem fosse justo e honesto essa forma de
pensar teve apoio e foi seguido por inúmeros burgueses e banqueiros que
buscavam paz através da religião.Calvino dizia que o homem já nascia com sua
vida definida.
O último dos motivos dos
que fizeram a igreja católica mudar seus conceitos, é a reforma anglicana
ocorreu na Inglaterra onde o rei Henrique v|||, rompeu com o papa que negou o
cancelamento de seu casamento, então o rei Enrique fundou o “anglicanismo” onde
com isso obteve mais poder mais riquezas já que retirou da igreja católica
grandes extensões de terras. A contra reforma católica acontecer quando os
bispos e os papas vendo que devido as reformas o homem mudaram sua forma de
pensar causando assim o avanço do protestantismo, vendo que a igreja estava
perdendo seus fieis decidiram assim se reunir com o único motivo criar um plano
para reagir ficando conhecido como concilio de Trento que definiu, a retomada
do tribunal do santo oficio, a criação do índice de livros proibidos, buscando
evitar idéias que fora contra as da igreja.E a catequização dos habitantes de
terras descobertas através da ação dos jesuítas.Agora sim chegamos no principio da implantação da educação no
Brasil
Através dos jesuítas que a
educação começou a ser praticada entre os povos indígenas que não era ensinada
como o modelo educacional europeu os
jesuítas não ensinavam apenas os bons costumes e a religiosidade também
trouxeram métodos pedagógicos que existiu por 210 anos que teve inicio 1549 até
1759,onde foram expulsos do Brasil por marques
de pomba l onde houve o verdadeiro caos na educação com métodos que não
deram certo,ate que ocorreu uma mudança com a chegada da família real.
”Na verdade não se conseguiu
implantar um sistema educacional nas terras brasileiras, mas a vinda da Família
Real permitiu uma nova ruptura com a situação anterior”.
Na verdade nosso pais teve mudanças significativas com a chegada da
família real pois para se instalarem no Brasil, montaram estruturas
significativas para o desenvolvimento do mesmo ,através de escolas de
direito,medicina academias militares, biblioteca,em destaque a imprensa
regia , temos a consciência que
todo esse aparato não trouxe grandes mudanças para educação, que continuou tendo uma importância secundaria, pois a realeza não fez muito pela educação
no, Brasil sendo que enquanto as universidades, eram instaladas nas demais
colônias em 1538,no Brasil só passou a existir em 1934 em são Paulo ,e apenas
para a elite em especial para os homens .sabemos que a historia da educação e
sua origem no Brasil teve inúmeras passagens marcantes, em cada período mais
mesmo com essa evolução, a educação no
pais não sofreu mudanças que significassem melhorias, tanto no contexto social
quanto no contexto de qualidade de ensino, o Brasil até hoje nos dias atuais, vive uma constante busca por essa ruptura, em
que se luta por uma escola para todos , estruturadas, materiais didáticos
precisos, melhorias sociais, para que a criança tenha uma aprendizagem plena,
em que a educação esteja em primeiro lugar, na vida do brasileiro, a
valorização do professor do aluno, enfim nosso pais continua buscando uma
educação desvinculada do modelo europeu,visando assim propor condições
escolares que beneficiam a população cuidando do social ,proporcionando
infra-estruturar e materiais
pedagógicos, que seja acessíveis a todos os estudantes do país.
Nome: Anderson Rodrigues Felix RA: 2330431468
Nome: David Fernandes de Jesus RA: 2505073633
Nome: Marciana Babosa da Silva RA: 1187396460
Nome: Vanessa da Silva Pereira RA: 2543441749
Nome: Regiane Cassia da Silva RA: 1183396360
Linha do
Tempo sobre História da Educação Brasileira
1500- Portugueses descobrem os índios, onde os tais são
instruídos pelos adultos, onde o pajé é responsável pelos valores culturais.
1549- Chegadas dos jesuítas no Brasil, com a missão de
evangelizar os índios segundo a fé católica.
1564- Surge o primeiro colégio para os brancos na Bahia, com
regime de internato.
1577- Padre Anchieta relata sua dura rotina, onde a escrita
era à pena.
1599- A pedagogia dos jesuítas é consolidada, onde o método
era a repetição, a memorização e provas periódicas.
1759- Marquês de Pombal expulsa os jesuítas, pretendendo
assim reduzir a influência do grupo em seu governo.
1760- A educação brasileira é organizada pelo Estado, com
professores pagos, utilizando livros didáticos, onde só filhos de fazendeiros,
militares e autoridades têm acesso à escola.
1808- Criação de aulas avulsas de Cirurgia e Anatomia, na
Bahia e no Rio de Janeiro, “Primeira origem das Faculdades de Medicina”.
1824- Mulheres são alfabetizadas em casa pelas mães e são
treinadas nas prendas domésticas.
1827- Criação de colégios nas cidades mais populosas; as
meninas têm acesso às escolas, onde as turmas são separadas pelo conhecimento e
não pela idade.
Criação das primeiras faculdades brasileiras, as escolas de
Direito de Olinda e São Paulo.
1829- Professoras lecionam para meninas, o mesmo acontece
com o sexo oposto, as turmas das meninas não eram numerosas.
1837- Colégio Dom Pedro II, só para meninos, onde havia
aulas de gramática, latim, grego entre outros, depois ingressava nos cursos de
Medicina, Direito e Engenharia.
1874- São criadas escolas laicas e particulares, além de
colégios femininos e protestantes, onde o material didático muitas vezes era
importado.
1883- Nascem as escolas técnicas com o objetivo de
qualificar trabalhadores para as indústrias.
1889- Com a Proclamação da República, o governo reforma o
ensino, organiza uma rede de escolas normais e complementares com o aumento das
mulheres nos cursos de formação para professores.
1895- Criada pela escola de jardim da infância
1920- Surge a Escola Nova, o aluno se torna o sujeito mais
importante da escola com novos métodos e reformas dos currículos escolares.
1932- Anísio Teixeira defende a universalização da escola
pública, laica e gratuita, com mudanças nas práticas e saberes pedagógico.
1942- É criado o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem
Industrial), com o aumento das indústrias de base e fabricação no país.
1962- Paulo Freire se destaca com alfabetização de adultos,
onde é convidado pelo governo para reformular essa alfabetização no país.
1971- Com o Regime Militar, movimentos em defesa da escola
pública entre outros é reprimido; Paulo Freire é exilado, as disciplinas de
História e Geografia são retiradas e substituídas por Estudos Sociais e
Educação Moral e Cívica, cria-se também o Mobral, com o objetivo de erradicar o
analfabetismo.
1988- A nova Constituição obriga a União e os Estados a
aplicar 18% a 25% da receita na Educação.
1996- É promulgada a LDB onde a educação infantil é inclusa
como primeira etapa da educação básica e o Ministério da Educação E Cultura
editam os Parâmetros Curriculares Nacionais.
1998- o ENEM é criado para avaliar os conceitos aprendidos
pelos estudantes do Ensino Médio, juntos com o SAEB e a Prova Brasil.
2004- PROUNI vincula a concessão de bolsa em faculdades e
universidades ao desempenho do ENEM.
2007- Governo lança PDE (Programa de Desenvolvimento da
Educação), com objetivo de diminuir a defasagem da educação brasileira em
relação aos países desenvolvidos, pois a exclusão continua sendo um problema
sendo há milhares de crianças entre 7 e 14 fora da escola.
A origem da educação escolar no Brasil- a ação dos jesuítas
como parte do movimento da contra-reforma católica”.
Muitos fatos contribuíram para a educação brasileira
chegasse ao nível que estamos hoje. e podemos citar que o inicio foi com a
chegada dos portugueses ao Brasil ,conseqüentemente a vinda dos jesuítas .não
podemos dizer que os índios não tinham um sistema de educação próprio
pertencendo sua cultura indígena,e que foram praticamente obrigados a aprender
outra cultura .
Os jesuítas chegaram ao Brasil em 1549 com a missão
de educar, converter os índios criando diversas escolas, colégios em missões
civilizadoras ensinando a Fe católica. O objetivo era converter os indígenas e
manter os colonos na Fe crista, a escola não se limitava as primeiras letras
havia o empenho em preparar o filho do colono para dar continuidade aos estudos
fora da colônia, formando novos padres e assim manter a missão dos jesuítas em
catequizar os indígenas.
No Brasil não havia o corpo burocrático que possuía
na Europa o que obrigava um acumulo de funções aos jesuítas. O padre Manuel de
Nóbrega foi o jesuíta mais atuante e conhecido por suas obras e a fundação do
colégio de São Paulo em 1554.
Por volta de 1760 os jesuítas são expulsos do Brasil
por Marques de Pombal, pois a educação jesuíta tina objetivo da propagação da
Fe e a catequização dos indígenas e o Marques de pombal tinha apenas interesse
comercias e servir o Estado.
A contra reforma católica foi uma barreira colocada
pela igreja contra o crescente movimento protestantismo. percebendo que os livros foram fundamentais para a
difusão ideológica protestante .o papado institui em 1564 ,Index Libro Rum Prohibitorum,uma
lista de livros elaborados pelo santo oficio onde era proibida a leitura aos
fies católicos .
Com essas ordens reduziu o avanço do protestantismo
na Europa principalmente na Itália, Espanha e Portugal. a igreja organizou o
concilio de Trento ,estabelecendo que as crenças católicas poderiam ter dupla
origem as sagradas escrituras (Bíblia Sagrada)ou as tradições impostas pela
igreja.umas das principais mudanças após a reforma foi o fortalecimento do papa
que se passou a ter a palavra final da igreja .
Essa reforma foi primordial para a igreja católica
exercer o poder, influencia sobre a sociedade que ate nos dias de hoje
incentiva fies irem contra a tecnologia e a ciência.
.
A
IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
Por meio da história somos capazes de interpretar
velhos episódios para descobrir, explorar e projetar novos sentidos que possam
produzir perspectivas e atitudes que sejam relevantes na nossa formação e
atuação. A história diz muito sobre a nossa identidade, crenças e também sobre
o modo como justificamos nossa prática profissional.
É o registro de fatos, eventos e personagens de um
povo ou mesmo da humanidade com uma exegese dada. A história busca alcançar principalmente
marcos políticos e econômicos atrelados ao impacto social na construção
contínua de uma sociedade. Sua importância alcança todos os segmentos, mas ela
é particularmente interessada numa classe política e econômica protagonista dos
fatos eleitos como simbolicamente relevantes.
Nesse sentido que entra a educação que é uma questão
social super importante na vida da sociedade como um todo e uma forma de
desenvolvimento do indivíduo. Educação é um processo, é amplo se desenvolve nas
relações. O processo educacional nasce no ambiente familiar e se ramificam por
todos os ambientes nos quais e com os quais a pessoa mantêm contato ou
estabelece relações. Isso implica dizer que uma primeira característica ao
processo educacional é o fato de se desenvolver a partir de um de cada vez mais
amplo processo de relações.
Ninguém se educa sozinho, mas nas relações. E a
relação é processo que se amplia, constantemente. O objetivo da história é
eliminar o passado para entender o presente e construir o futuro. Uma sociedade
inculta, incapaz de estudar e analisar sua história, não consegue entender a si
próprio. E nesse caso, não está apta a construir o futuro de forma estruturada.
Uma visão de curto prazo, que não leva em conta as lições do passado, conduz a
soluções igualmente imedialistas.
A história é sempre será importante para a educação
e é primordial para todos. Sem história não teríamos informações sobre fatos e
os acontecimentos passados que conseguentemente mudam e transforma a vida de
gerações futuras. Através da história adquirimos conhecimento e transmitimos ao
longo dos anos. A história vai mudando é é preciso estar sempre atualizados.
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