Grupo David





MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL CONTEMPORÂNEO


            A educação, o saber, se passa de pessoa para pessoa, de cultura para cultura, de sociedade para sociedade; daí cada sociedade tem fatores culturais que vão sendo transmitidos ao longo do processo histórico, desenvolvidos através de seus artefatos místicos, éticos e religiosos influenciando sua forma de pensar e agir. Assim, o processo evolutivo de um povo se dá através do conhecimento de sua história e esse conhecimento histórico é seletivo, pois cada historiador faz uma escolha dos acontecimentos mais importantes para sua história. Dessa forma, em cada época e local a memória é registrada de maneiras diferentes e é fundamental na formação da identidade cultural, das tradições e no registro de experiências significativas, por isso deve ser valorizada e preservada.A preservação do patrimônio histórico, artístico e cultural é necessária, pois esse patrimônio é o testemunho vivo da herança cultural de gerações passadas que exerce papel fundamental no momento presente e se projeta para o futuro, transmitindo às gerações por vir as referências de um tempo e de um espaço singulares, que jamais serão revividos, A história da educação não é muito difícil de ser compreendida. Ela nos permite ver que, em outros lugares, culturas e épocas, ou aqui perto de nós, a educação, de modo geral, e a escola, em particular, tem mudado, mas parecem manter alguns elementos intocados. A história, dessa forma, ajuda-nos a olhar nossa realidade com paciência, afinal, as coisas demoram muito a mudar. As vezes é preciso esperar duas ou três gerações para que uma inovação educacional se estabeleça.
Enfim, estudar história da educação é compreender o presente, e intervir no futuro através do estudo do passado, não cometendo os mesmos erros de nossos antepassados.Para entendermos, o processo da implantação da educação escolar no Brasil voltará no tempo, onde buscaremos entender os contextos e as formas que retratam a educação mostrando, como e quando e de que formas  teve inicio, na vida do cidadão brasileiro.
  Assim ao falarmos da educação no Brasil contemporâneo, mencionaremos pontos importantes como processo das reformas religiosas protestante, e contra reforma  relatando as causas,que tiveram inicio no século xv| em que o motivo delas terem acontecido foram os abusos causados pela igreja católica abrindo assim a visão das pessoas perante o pensamento renascentista.Percebe então que ao final da idade média a igreja vinha expondo de forma exagerada o luxo os gastos exorbitantes,perdendo o seu objetivo maior onde via se claramente que os rituais,religiosos vinham sendo deixados de lado, onde padres cada dia se mostravam  menos preocupados com a questão de celebrações, onde mal sabiam rezar missas, deixando a desejar enfraquecendo a igreja perante a população.A respeito da burguesia comercial da época,vimos que nos século xv| teve um grande avanço econômico,e isso incomodava,  a igreja que repreendia os lucros os juros condenando os só que enquanto a igreja desprezava a expansão econômica do burgueses,devido aos ganhos grandiosos,com juros altíssimos,o papa por  sua vez arrecadava dinheiro para a construção da basílica de são Pedro,localizada em Roma,vendendo o perdão denominado “indigências”.outro ponto primordial da época que destacamos como um dos motivos das reformas o descontentamento dos reis para com o papa que opinava interferia, nas ordens e regras, que eram impostas pela realeza,através do pensamento renascentista o homem  passou a questionar de forma critica passando a ler mais,se informar expor seus pensamentos, sobre as questões que pairavam o mundo, na época se apoiando na ciência buscando a verdade a razão.Não poderíamos deixar de mencionar a reforma luterana e a reforma calvinista ao falarmos da luterana tem como o criador das teses que contestavam os dogmas da igreja católica o monge alemão Martinho Lutero,que criou 95 teses onde dentre elas criticava,a venda do perdão,o culto de imagens,e a revogação do celibato,tinha a seguinte concepção que a salvação do homem,acontecia através de seus atos praticados e pela fé Martinho defendeu suas teses mostrou assim  a necessidade de fazer a reforma da igreja católica já a calvinista ocorreu na França,onde Calvino dizia que a salvação da alma defendia que o homem fosse justo e honesto essa forma de pensar teve apoio e foi seguido por inúmeros burgueses e banqueiros que buscavam paz através da religião.Calvino dizia que o homem já nascia com sua vida definida.
  O último dos motivos dos que fizeram a igreja católica mudar seus conceitos, é a reforma anglicana ocorreu na Inglaterra onde o rei Henrique v|||, rompeu com o papa que negou o cancelamento de seu casamento, então o rei Enrique fundou o “anglicanismo” onde com isso obteve mais poder mais riquezas já que retirou da igreja católica grandes extensões de terras. A contra reforma católica acontecer quando os bispos e os papas vendo que devido as reformas o homem mudaram sua forma de pensar causando assim o avanço do protestantismo, vendo que a igreja estava perdendo seus fieis decidiram assim se reunir com o único motivo criar um plano para reagir ficando conhecido como concilio de Trento que definiu, a retomada do tribunal do santo oficio, a criação do índice de livros proibidos, buscando evitar idéias que fora contra as da igreja.E a catequização dos habitantes de terras descobertas através da ação dos jesuítas.Agora sim chegamos no  principio da implantação da educação no Brasil              
 Através dos jesuítas que a educação começou a ser praticada entre os povos indígenas que não era ensinada como o modelo  educacional europeu os jesuítas não ensinavam apenas os bons costumes e a religiosidade também trouxeram métodos pedagógicos que existiu por 210 anos que teve inicio 1549 até 1759,onde foram expulsos do Brasil por marques  de pomba l onde houve o verdadeiro caos na educação com métodos que não deram certo,ate que ocorreu uma mudança com a chegada da família real.   
 ”Na verdade não se conseguiu implantar um sistema educacional nas terras brasileiras, mas a vinda da Família Real permitiu uma nova ruptura com a situação anterior”.
Na verdade nosso pais teve mudanças significativas com a chegada da família real pois para se instalarem no Brasil, montaram estruturas significativas para o desenvolvimento do mesmo ,através de escolas de direito,medicina academias militares, biblioteca,em destaque  a imprensa  regia , temos a consciência  que todo esse aparato não trouxe grandes mudanças para educação, que continuou  tendo uma importância secundaria,  pois a realeza não fez muito pela educação no, Brasil sendo que enquanto as universidades, eram instaladas nas demais colônias em 1538,no Brasil só passou a existir em 1934 em são Paulo ,e apenas para a elite em especial para os homens .sabemos que a historia da educação e sua origem no Brasil teve inúmeras passagens marcantes, em cada período mais mesmo com essa evolução, a  educação no pais não sofreu mudanças que significassem melhorias, tanto no contexto social quanto no contexto de qualidade de ensino, o Brasil até hoje nos dias atuais,  vive uma constante busca por essa ruptura, em que se luta por uma escola para todos , estruturadas, materiais didáticos precisos, melhorias sociais, para que a criança tenha uma aprendizagem plena, em que a educação esteja em primeiro lugar, na vida do brasileiro, a valorização do professor do aluno, enfim nosso pais continua buscando uma educação desvinculada do modelo europeu,visando assim propor condições escolares que beneficiam a população cuidando do social ,proporcionando infra-estruturar  e materiais pedagógicos, que seja acessíveis a todos os estudantes do país. 
Nome: Anderson Rodrigues Felix RA: 2330431468
Nome: David Fernandes de Jesus RA: 2505073633
Nome: Marciana Babosa da Silva RA: 1187396460
Nome: Vanessa da Silva Pereira RA: 2543441749
Nome: Regiane Cassia da Silva RA: 1183396360 


Linha do Tempo sobre História da Educação Brasileira

1500- Portugueses descobrem os índios, onde os tais são instruídos pelos adultos, onde o pajé é responsável pelos valores culturais.
1549- Chegadas dos jesuítas no Brasil, com a missão de evangelizar os índios segundo a fé católica.
1564- Surge o primeiro colégio para os brancos na Bahia, com regime de internato.
1577- Padre Anchieta relata sua dura rotina, onde a escrita era à pena.
1599- A pedagogia dos jesuítas é consolidada, onde o método era a repetição, a memorização e provas periódicas.
1759- Marquês de Pombal expulsa os jesuítas, pretendendo assim reduzir a influência do grupo em seu governo.
1760- A educação brasileira é organizada pelo Estado, com professores pagos, utilizando livros didáticos, onde só filhos de fazendeiros, militares e autoridades têm acesso à escola.
1808- Criação de aulas avulsas de Cirurgia e Anatomia, na Bahia e no Rio de Janeiro, “Primeira origem das Faculdades de Medicina”.
1824- Mulheres são alfabetizadas em casa pelas mães e são treinadas nas prendas domésticas.
1827- Criação de colégios nas cidades mais populosas; as meninas têm acesso às escolas, onde as turmas são separadas pelo conhecimento e não pela idade.
Criação das primeiras faculdades brasileiras, as escolas de Direito de Olinda e São Paulo.
1829- Professoras lecionam para meninas, o mesmo acontece com o sexo oposto, as turmas das meninas não eram numerosas.
1837- Colégio Dom Pedro II, só para meninos, onde havia aulas de gramática, latim, grego entre outros, depois ingressava nos cursos de Medicina, Direito e Engenharia.
1874- São criadas escolas laicas e particulares, além de colégios femininos e protestantes, onde o material didático muitas vezes era importado.
1883- Nascem as escolas técnicas com o objetivo de qualificar trabalhadores para as indústrias.
1889- Com a Proclamação da República, o governo reforma o ensino, organiza uma rede de escolas normais e complementares com o aumento das mulheres nos cursos de formação para professores.
1895- Criada pela escola de jardim da infância
1920- Surge a Escola Nova, o aluno se torna o sujeito mais importante da escola com novos métodos e reformas dos currículos escolares.
1932- Anísio Teixeira defende a universalização da escola pública, laica e gratuita, com mudanças nas práticas e saberes pedagógico.
1942- É criado o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), com o aumento das indústrias de base e fabricação no país.
1962- Paulo Freire se destaca com alfabetização de adultos, onde é convidado pelo governo para reformular essa alfabetização no país.
1971- Com o Regime Militar, movimentos em defesa da escola pública entre outros é reprimido; Paulo Freire é exilado, as disciplinas de História e Geografia são retiradas e substituídas por Estudos Sociais e Educação Moral e Cívica, cria-se também o Mobral, com o objetivo de erradicar o analfabetismo.
1988- A nova Constituição obriga a União e os Estados a aplicar 18% a 25% da receita na Educação.
1996- É promulgada a LDB onde a educação infantil é inclusa como primeira etapa da educação básica e o Ministério da Educação E Cultura editam os Parâmetros Curriculares Nacionais.
1998- o ENEM é criado para avaliar os conceitos aprendidos pelos estudantes do Ensino Médio, juntos com o SAEB e a Prova Brasil.
2004- PROUNI vincula a concessão de bolsa em faculdades e universidades ao desempenho do ENEM.
2007- Governo lança PDE (Programa de Desenvolvimento da Educação), com objetivo de diminuir a defasagem da educação brasileira em relação aos países desenvolvidos, pois a exclusão continua sendo um problema sendo há milhares de crianças entre 7 e 14 fora da escola.

A origem da educação escolar no Brasil- a ação dos jesuítas como parte do movimento da contra-reforma católica”.

Muitos fatos contribuíram para a educação brasileira chegasse ao nível que estamos hoje. e podemos citar que o inicio foi com a chegada dos portugueses ao Brasil ,conseqüentemente a vinda dos jesuítas .não podemos dizer que os índios não tinham um sistema de educação próprio pertencendo sua cultura indígena,e que foram praticamente obrigados a aprender outra cultura .
Os jesuítas chegaram ao Brasil em 1549 com a missão de educar, converter os índios criando diversas escolas, colégios em missões civilizadoras ensinando a Fe católica. O objetivo era converter os indígenas e manter os colonos na Fe crista, a escola não se limitava as primeiras letras havia o empenho em preparar o filho do colono para dar continuidade aos estudos fora da colônia, formando novos padres e assim manter a missão dos jesuítas em catequizar os indígenas.
No Brasil não havia o corpo burocrático que possuía na Europa o que obrigava um acumulo de funções aos jesuítas. O padre Manuel de Nóbrega foi o jesuíta mais atuante e conhecido por suas obras e a fundação do colégio de São Paulo em 1554.
Por volta de 1760 os jesuítas são expulsos do Brasil por Marques de Pombal, pois a educação jesuíta tina objetivo da propagação da Fe e a catequização dos indígenas e o Marques de pombal tinha apenas interesse comercias e servir o Estado.
A contra reforma católica foi uma barreira colocada pela igreja contra o crescente movimento protestantismo. percebendo  que os livros foram fundamentais para a difusão ideológica protestante .o papado institui  em 1564 ,Index Libro Rum Prohibitorum,uma lista de livros elaborados pelo santo oficio onde era proibida a leitura aos fies católicos .
Com essas ordens reduziu o avanço do protestantismo na Europa principalmente na Itália, Espanha e Portugal. a igreja organizou o concilio de Trento ,estabelecendo que as crenças católicas poderiam ter dupla origem as sagradas escrituras (Bíblia Sagrada)ou as tradições impostas pela igreja.umas das principais mudanças após a reforma foi o fortalecimento do papa que se passou a ter a palavra final da igreja .
Essa reforma foi primordial para a igreja católica exercer o poder, influencia sobre a sociedade que ate nos dias de hoje incentiva fies irem contra a tecnologia e a ciência.
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  A IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Por meio da história somos capazes de interpretar velhos episódios para descobrir, explorar e projetar novos sentidos que possam produzir perspectivas e atitudes que sejam relevantes na nossa formação e atuação. A história diz muito sobre a nossa identidade, crenças e também sobre o modo como justificamos nossa prática profissional.
É o registro de fatos, eventos e personagens de um povo ou mesmo da humanidade com uma exegese dada.  A história busca alcançar principalmente marcos políticos e econômicos atrelados ao impacto social na construção contínua de uma sociedade. Sua importância alcança todos os segmentos, mas ela é particularmente interessada numa classe política e econômica protagonista dos fatos eleitos como simbolicamente relevantes.
Nesse sentido que entra a educação que é uma questão social super importante na vida da sociedade como um todo e uma forma de desenvolvimento do indivíduo. Educação é um processo, é amplo se desenvolve nas relações. O processo educacional nasce no ambiente familiar e se ramificam por todos os ambientes nos quais e com os quais a pessoa mantêm contato ou estabelece relações. Isso implica dizer que uma primeira característica ao processo educacional é o fato de se desenvolver a partir de um de cada vez mais amplo processo de relações.
Ninguém se educa sozinho, mas nas relações. E a relação é processo que se amplia, constantemente. O objetivo da história é eliminar o passado para entender o presente e construir o futuro. Uma sociedade inculta, incapaz de estudar e analisar sua história, não consegue entender a si próprio. E nesse caso, não está apta a construir o futuro de forma estruturada. Uma visão de curto prazo, que não leva em conta as lições do passado, conduz a soluções igualmente imedialistas.
A história é sempre será importante para a educação e é primordial para todos. Sem história não teríamos informações sobre fatos e os acontecimentos passados que conseguentemente mudam e transforma a vida de gerações futuras. Através da história adquirimos conhecimento e transmitimos ao longo dos anos. A história vai mudando é é preciso estar sempre atualizados.

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