Memória da Educação Escolar no Brasil Contemporâneo “
.
Historia
da educação-prof° doju
Curso-pedagogia-3°
semestre
Alunas:
AILDA
FATIMA OLV.SILVA – 2547452232
CÁTIA
EUGENIA SILVA - 1146381381
FRANCISCA
ROLIN SOUZA - 1107308926
REGIANE
MACHADO LEITE -2505000377
ROSELI RODRIGUES
OLIVEIRA-1135326547
Período
colonial
Ano
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Principais estabelecimentos escolares.
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1492
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Cristóvão Colombo “descobre” a América
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1500
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Pedro Álvares Cabral “descobre” o Brasil
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1553
a 1555
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Duarte da Costa inicia o segundo
Governo-geral. Manuel da Nóbrega
Funda o Colégio de São Paulo.
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1560
a 1567
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Habitantes de Santo André muda-se para
São Paulo. Reforma católica (1563)
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Império
Ano
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Principais estabelecimentos escolares.
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1808
a 1809
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Chegada da Família Real à Bahia
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1825
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1° ferrovia aberta ao público na
Inglaterra. Portugal e Inglaterra reconhecem independência do Brasil e dos
novos Estados latino-americanos.
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1826
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Navier funda moderna ciência das
construções, ao publicar suas aulas na École Polytechnique de Paris.
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1830
a 1914
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Realismo na literatura e nas artes
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1872
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Primeiro recenseamento feito no Brasil;
fundação do Partido Republicano Paulista.
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1889
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Proclamação da república
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1937
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Criação do Serviço de Radiodifusão
Educativa do Ministério da Educação;
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1959
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Início das escolas radiofônicas em Natal
(RN);
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1965
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Inicio dos trabalhos da Comissão para
Estudos e Planejamento da Radiodifusão Educativa
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1967
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Criada a Fundação Padre Anchieta,
mantida pelo Estado de São Paulo, com o objetivo de promover atividades
educativas e culturais através do rádio e da televisão (iniciou suas
transmissões em 1969); constituída a Feplam (Fundação Educacional Padre
Landell de Moura), instituição privada sem fins lucrativos, que promove a
educação de adultos através de tele-educação por multimeios;
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1978
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Lançado o Telecurso de 2º Grau, pela
Fundação Padre Anchieta (TV Cultura/SP) e Fundação Roberto Marinho, com
programas televisivos apoiados por fascículos impressos, para preparar o
tele-aluno para os exames supletivos;
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1979
a 1983
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É implantado, em caráter experimental, o
Posgrad - pós-graduação Tutorial a Distância - pela Capes - Coordenação de
Aperfeiçoamento do Pessoal de Ensino Superior - do MEC, administrado pela ABT
- Associação Brasileira de Tecnologia Educacional - com o objetivo de
capacitar docentes universitários do interior do país;
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1983
a 1984
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Criação da TV Educativa do Mato Grosso
doSul;
Inicio do "Projeto Ipê", da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e da Fundação Padre Anchieta, com cursos para atualização e aperfeiçoamento do magistério de 1º e 2º Graus, utilizando-se de multimeios. |
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1988
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“Verso e Reverso - Educando o Educador”:
curso por correspondência para capacitação de professores de Educação Básica
de Jovens e Adultos MEC/Fundação Nacional para Educação de Jovens e Adulto
(EDUCAR), com apoio de programas televisivos através da Rede Manchete;
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1991
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"Projeto Ipê" passa a
enfatizar os conteúdos curriculares
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1992
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Núcleo de Educação a Distância do
Instituto de Educação da UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso), em
parceria com a Unemat (Universidade do Estado do Mato Grosso) e a Secretaria
de Estado de Educação e com apoio da Tele-Université Du Quebec (Canadá), cria
o projeto de Licenciatura Plena em Educação Básica: 1ª a 4ª séries do 1º
grau, utilizando a EAD.
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Curso-pedagogia-3° semestre
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AILDA FATIMA OLV.SILVA –
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Elaborar um quadro cronológico dos principais estabelecimentos escolares fundadosem cada período da História da Educação Brasileira
Renascença Européia
Foi movimento cultural de um período da historia européia que marcou o final da idade media e o inicio da idade moderna, começou no século XIV na Itália e no século XVI no norte europeu é conhecido renascimento em Italiano.Chamou-se Renascentismo devido às descobertas que valorizaram as referencias culturais das antiguidades clássicas que marcaram mudanças desse período.
Humanismo
No humanismo o homem é colocado como o centro de todas as coisas existente no universo segundo o autor; humanismo vem do renascentismo, surgiu do movimento europeu mais precisamente na Itália no período da Idade Media e inicio da Idade Moderna no século XIV a XVI. Desde então começaram os avanços científicos e também nos campos da matemática, física e medicina e também a influência no campo cultural, literatura, musica, escultura, artes plásticas e outros.
Ascensão a burguesia
As transformações econômicas vêm acontecendo desde a Idade Media com o avanço no artesanato e comercio da burguesia no século XVI a revolução comercial se da pela produção do capitalista com isso o feudalismo vai perdendo suas forças nas posses das terras. E os burgueses fizeram uma aliança com os reis para se fortalecer contra os duques e barões. E assim o renascentismo ficou conhecido como o período das grandes inversões e viagens pelo mediterrâneo devido o avanço de negócios da burguesia.
REFORMA E CONTRA_REFORMA
A justificativa da Reforma passou pelo discurso do ajuste às mudanças velozes da suposta “sociedade do conhecimento”, onde o volume de informações é constantemente superado, exigindo a redefinição na formação escolar: aquisição de conhecimentos básicos e desenvolvimento da capacidade de utilizar diferentes tecnologias. Reclamava-se também a capacidade de se buscar informações, analisá-las e selecioná-las, em vez de simplesmente memorizá-las.
Nas duas últimas décadas, tem ocorrido uma crescente inserção de ciência e tecnologia nas políticas públicas de educação. Na visão do MEC/SEMTEC, as tecnologias assumem o papel de estabelecer quebra de paradigmas nos processos de ensino-aprendizagem, por isso, a introdução de novas tecnologias na escola.
Nascimento do colégio
Na idade média Educar virou moda e uma exigência, segundo a nova concepção do homem, o surgimento de novas escolas gera uma nova imagem da infância e da família, enquanto os ricos ou da alta nobreza continuavam a ser educados por preceptores em seus próprios castelos a burguesia queria educar seus filhos mandando-os para a escola,onde ocorre a mistura de crianças e adultos de diversas idades e da mesma classe.
A fim de proteger as crianças das más influencias as escolas usam um método de organização diferente e mais rígida usando castigos corporais, pois na época ainda a meta da escola não é tão voltada à transmissão de conhecimentos e sim a formação moral.
A educação persiste na educação formal da gramática e retórica e não abandona o latim. Porém, esse método de ensino é muito criticado pelos humanistas que queriam que a escola passasse conhecimento e não ficasse apenas na formalidade.
Na tentativa de mudança a faculdade de artes, filosofia, medicina e outras leis, se tornam a semente do curso colegial, o que proporciona a separação dos graus secundários e superior.
Educação Leiga
Fica por conta das ordens religiosas a implantação da maioria dos colégios. O que fez com que leigos criassem escolas que melhor se adaptassem ao espírito do humanismo.
Um importante trabalho se destaca neste período, o de Vittorino da Feltre, que fundou uma escola na Itália, cujo lema era: "Vinde meninos, aqui se ensina, não se atormenta". O que fez com que várias outras escolas fossem criadas surge às academias a fim de suprir as falhas das universidades por instituições privadas, oferecem acesso à cultura desinteressada, algumas de caráter exclusivamente literário outras filosóficas, e após algum tempo aparecem as primeiras academias cientifica, época em que ocorre o chamado renascimento cientifico.
Educação religiosa reformada
A educação religiosa se torna importante instrumento para a divulgação da Reforma, por dar condições a todos os homens de leitura e interpretação da Bíblia. Lutero e Melanchthon trabalharam para a implantação da escola primária para todos, defendiam a educação universal e pública, e acabaram com os castigos e criticaram as propostas Escolásticas, Propondo jogos, exercícios físicos, musicas, valorizam os conteúdos literários e recomenda o estudo de historia e das matemáticas.
Reação Católica: O Colégio dos jesuítas
Inácio de Loyola, militar espanhol, é ferido em batalha e durante a recuperação encontra um grande fervor a fé e coloca -se a serviço dela, tornando-se um verdadeiro “Soldado de Cristo”. Funda então a companhia de Jesus que surge daí o nome jesuítas. Estes saem à procura de fieis com o intuito de acabar com o protestantismo. Porém, percebem que os adultos não toleram certas coisas, ou seja, são menos convincentes e vai atrás de jovens, ai foi um marco muito grande na historia, pois conseguiram varias conquistas e formaram varias gerações de estudantes.
PEDAGOGIA: A SECULARIZAÇAO DO PENSAMENTO
Durante a decadência do feudalismo, principalmente em decorrência do novo modo de produção capitalista, e a ascensão da burguesia o espírito inovador do Renascimento se manifesta inclusive na religião, com crítica estrutura autoritária e decadente da Igreja. Educar torna-se uma questão de moda e uma exigência, segundo a nova concepção de homem, e os colégios se multiplicam, assim como os manuais para alunos e professores. Enquanto os homens muito ricos ou da alta nobreza continuam a ser educado por preceptores em seus próprios castelos, a pequena nobreza e a burguesia querem educar seus filhos e os encaminham para as escolas, na esperança de melhor prepará-los para a liderança e a administração da política e dos negócios. Já os segmentos populares, em geral, não têm seus interesses pela educação o levados em conta.
VIVES
VIVES
Juan Luis Vives,(1492-1540) foi um humanista espanhol, revela-se um homem do seu tempo ao recomendar o cuidado com o corpo e a atenção com o aspecto psicológico no ensino, acompanha mudanças do pensamento cientifico indutivo e experimental, reconhece a importância da valorização dos fatos e a ação como meio de aprendizagem.
ERASMO
Erasmo de Rotterdam,(1467-1536) holandês, principal expoente do novo pensamento renascentista. Para Erasmo, a educação humanista se preocupava em educar o homem de maneira holística, ou seja, não era apenas uma transmissão de conhecimentos, mas sim, um modo de vida que priorizava a harmonia do homem com todos os seus elementos internos e externos. O papel de educação neste contexto transpõe as barreiras da mecanicidade e da memorização, pois, a preocupação central era formar indivíduos aptos a viver de modo digno e participativo na sociedade. Também, deixava de ser uma obrigação e passava a ter um aspecto lúdico, uma vez que, a educação deveria ser realizada através de brincadeiras e jogos, com o quê a criança sente prazer em aprender. O educando não é somente um receptáculo passivo de informações, mas sim um ser constituído de escolhas que interage com os demais educandos e com os mestres.
RABELAIS
François Rabelais,(1494-1553) frade Benedito e médico Francês acreditava que a educação não era apenas os elementos sociais, morais, religiosos e físicos, essa deveria ir além, a fim de atingir a formação do indivíduo pensante e livre para agir. Rabelais instruía os alunos alternando seu ensinamento com esportes e exercícios físicos, uma proposta educacional participativa levando-os a compreensão da vida e de seus valores humanos:
“Quero que te dediques a teu estudo cuidadosamente; não fique mar, rio ou fonte cujos peixes não conheças; todos os pássaros do ar, todas as árvores, arbustos e arvoretas dos bosques; todas as ervas da terra... Com freqüentes anatomias adquirir o conhecimento perfeito do outro mundo que é o homem”.
MONTAIGNE
Michel de Montaigne,(1533-1592) Francês, homem cuja família tinha grande posse de terras, acreditava em uma educação que visava o preparo do homem em seu caráter ágil e crítico importante para a formação do gentil-homem. Mencionava em suas propostas o quão importante era o respeito do educador para com seus alunos a fim de não constrangê-los, caberia ao mestre também visualizar o potencial de seus discípulos não exigindo o que supere as forças juvenis.Para Montaigne o melhor método para educar era a conversa e a discussão. Desta forma as crianças habituariam a raciocinar e não aceitariam passivamente as informações que lhes eram transmitidas, segundo ele, o estudo exclusivo dos livros não os levaria a tal análise crítica, uma vez que, estes eram fracos e lânguidos. Neste sentido: "Não é uma alma, não é um corpo, o que o mestre deve tratar de formar: é um homem [...] Todo o estudo e todo trabalho não devem ser encaminhados à outra mira que sua formação".
A PEGAGOGIA DA CONTRAREFORMA.
A contrareforma foi uma série de medidas da Igreja Católica para conter o avanço do Protestantismo que ganhava força na Europa absolutista, principalmente porque muitos reis buscavam se libertar das garras do papa que tinha mais poder que os próprios reis, o protestantismo, então ganhou simpatia de reis como na Inglaterra que foi o primeiro reino a se desligar do vaticano.
Contrareforma contribuiu de certa forma para o processo educativo brasileiro, permitindo que os filhos dos colonos e depois os curumins tivesse acesso às primeiras letras. E foi através das missões que o povo brasileiro foi iniciado no processo de alfabetização a exemplo do que ocorria em boa parte do mundo naquele perío
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A origem da educação
escolar no Brasil-a ação dos Jesuítas como parte do movimento da contra-reforma
católica.
A
historia da Educação iniciou-se em 1549, com a chegada dos padres jesuítas, que
deixara marcas profundas na cultura e civilização do país.Muito religiosos de
propagação de fé cristã durante mais de 200 anos, foram praticamente os únicos
educadores do Brasil.
Fundaram
inúmeras escolas que ensinavam ler,escrever e cantar, sua prioridade foi sempre
a escola secundaria,onde organizaram uma sede de colégios conhecidos por sua
qualidade de ensino.
A
principal ação dos Jesuítas era com os indígenas que tinha que ser catequizados,
como parte do movimento de contra-reforma que seguia as decisões de Concilio de
Trento, que levava o catolicismo para os povos de todos os continentes.
Só foi
possível catequizar os índios quando a igreja de Roma chegou a conclusão que os
índios possuíam alma, entoa poderiam ser salvos.
A
partir daí é que os Jesuítas leva aos indígenas os ensinamentos cristãs que
organizou as
Missões,
onde os indígenas aprenderam a língua portuguesa os costumes, moral católica
e a
trabalhar com instrumentos da nova cultura.
Mais recentemente,
nas décadas de 80 e 90, estudos revelam perda de oportunidades
Educacionais
e rebaixamento no padrão da escolarização. Ou seja, “uma brutal exclusão
Escolar
e social: no Brasil, em 1980, quase 60% da população era constituída de pobres
(39%) e
de indigentes (17%) e a permanência dos ingressantes no sistema escolar não se
alterou de forma expressiva. A rigor, houve perda de oportunidades educacionais
e rebai-
xamento
no padrão de escolarização da população brasileira. Caiu a freqüência e
permanência na escola elementar, comparativamente aquela do período Vargas “(
Hilsdorf,
2003:127-(128).
Na
análise da memória da escola primária e da republicana em prol da educação
escolar
observa-se
que foi edificada por cima dos escombros de antigas casas de escola, de “palácios escolares” de
debates, leis, reformas, projetos, iniciativas e políticas de institu-
cionalização
da escola nos tempos do Império.
É de
suma importância relembrar:
*Brasil:
início da colonização e catequese
A
atividade missionária facilita
sobremaneira a dominação metropolitana e, nessas circuns-
tâncias
, e educação assume papel de agente colonizador.
*O
Brasil só séc. XVII
Por se
tratar de uma sociedade agrária e
escravista, não há interesse pela educação alimentar, daí a grande massa de
iletrados.
*O
Brasil na era pombalina
Persiste
o panorama do analfabetismo e do ensino precário, agravado com a expulsão dos
jesuítas e pela democracia de reforma pombalina. A educação está à deriva.
Durante esse longo período do Brasil colônia, aumenta o fosso entre os letrados
e a maioria da população
analfabeta.
Ainda
não há propriamente o que poderia ser chamada de uma pedagogia brasileira,é uma
situação irregular,fragmentária e quase nunca com resultados satisfatórios.
A Importância da Historia da Educação
A historia da educação tem inicio no final do século XIX na Europa.
No Brasil a disciplina da Historia da educação, apareceu em 1927, através da reorganização de ensino proposto por Francisco de Campos.
Sendo uma das disciplinas básicas do curso da Pedagogia, sua importância é indiscutível para fundamentar a pratica e fornecer auxilio as discurssões em torno da problemática da educação, sendo assim de suma importância na formação do futuro pedagogo.
Desde a antiguidade homens e mulheres investiram no esforço de pensar a Educação.Pois educar sempre foi um dos meios pelos quais os grupos humanos asseguraram sua sobrevivência.
Na sociedade primitiva, a educação era uma tarefa coletiva, pois cabia aos adultos apresentar as crianças e os jovens os valores culturais do grupo, levando a adotar um determinado comportamento até assumir um papel pré-determinado na estrutura social.
As comunidades utilizavam exclusivamente a agricultura, o pastoreio, a caça e a pesca para sobrevivência, não havia divisões de classe sociais e não existia quem mandasse e quem obedecesse.
Os comportamentos eram na base do consenso, por isso a educação era tão interessante, pois não havia escrita, por esse motivo a educação visava preparar o individuo para ávida e assim poder participar da vida em grupo.Vimos então um sistema educacional baseado na imitação, não formam críticos apenas repetidores de informações.
Foi com o amadurecimento das sociedades que surgiu o pensamento pedagógico.
Somente uma sociedade culta e bem educada é capaz de conseguir entender a própria Historia.As pessoas que tem uma boa formação educacional e cultural são capazes de mudar conceitos, quebrar paradigmas, conseqüentemente passam a serem mais criticas em relação à violência, a corrupção e sabem exigir seus direitos.
A Educação esta relacionada com as concepções sociais e culturais de cada momento histórico.
Pois sabemos que a educação não nasce com o homem, se adquire no decorrer da vida, do ponto de vista da sociedade e de cada individuo, esse estudo é indispensável para analisar as situações presentes, pois se trata do desenvolvimento a respeito da educação nas sociedades.
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Historia da educação-prof° doju
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