Grupo Cátia







         






Memória da Educação Escolar no Brasil Contemporâneo “

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Historia da educação-prof° doju
Curso-pedagogia-3° semestre
Alunas:
AILDA FATIMA OLV.SILVA – 2547452232
CÁTIA EUGENIA SILVA - 1146381381
FRANCISCA ROLIN SOUZA  - 1107308926
REGIANE MACHADO LEITE -2505000377
ROSELI RODRIGUES OLIVEIRA-1135326547






Período colonial

Ano
Principais estabelecimentos escolares.
1492
Cristóvão Colombo “descobre” a América
1500
Pedro Álvares Cabral “descobre” o Brasil

1553 a 1555
Duarte da Costa inicia o segundo Governo-geral. Manuel da Nóbrega
Funda o Colégio de São Paulo.
1560 a 1567
Habitantes de Santo André muda-se para São Paulo. Reforma católica (1563)




Império


Ano
Principais estabelecimentos escolares.

1808 a 1809
Chegada da Família Real à Bahia



1825
1° ferrovia aberta ao público na Inglaterra. Portugal e Inglaterra reconhecem independência do Brasil e dos novos Estados latino-americanos.


1826
Navier funda moderna ciência das construções, ao publicar suas aulas na École Polytechnique de Paris.

1830 a 1914
Realismo na literatura e nas artes


1872
Primeiro recenseamento feito no Brasil; fundação do Partido Republicano Paulista.


1889
Proclamação da república


1937
Criação do Serviço de Radiodifusão Educativa do Ministério da Educação;

1959
Início das escolas radiofônicas em Natal (RN);


1965
Inicio dos trabalhos da Comissão para Estudos e Planejamento da Radiodifusão Educativa






1967
Criada a Fundação Padre Anchieta, mantida pelo Estado de São Paulo, com o objetivo de promover atividades educativas e culturais através do rádio e da televisão (iniciou suas transmissões em 1969); constituída a Feplam (Fundação Educacional Padre Landell de Moura), instituição privada sem fins lucrativos, que promove a educação de adultos através de tele-educação por multimeios;



1978
Lançado o Telecurso de 2º Grau, pela Fundação Padre Anchieta (TV Cultura/SP) e Fundação Roberto Marinho, com programas televisivos apoiados por fascículos impressos, para preparar o tele-aluno para os exames supletivos;






1979 a 1983
É implantado, em caráter experimental, o Posgrad - pós-graduação Tutorial a Distância - pela Capes - Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Ensino Superior - do MEC, administrado pela ABT - Associação Brasileira de Tecnologia Educacional - com o objetivo de capacitar docentes universitários do interior do país;




1983 a 1984
Criação da TV Educativa do Mato Grosso doSul;
Inicio do "Projeto Ipê", da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e da Fundação Padre Anchieta, com cursos para atualização e aperfeiçoamento do magistério de 1º e 2º Graus, utilizando-se de multimeios.




1988
“Verso e Reverso - Educando o Educador”: curso por correspondência para capacitação de professores de Educação Básica de Jovens e Adultos MEC/Fundação Nacional para Educação de Jovens e Adulto (EDUCAR), com apoio de programas televisivos através da Rede Manchete;

1991
"Projeto Ipê" passa a enfatizar os conteúdos curriculares





1992
Núcleo de Educação a Distância do Instituto de Educação da UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso), em parceria com a Unemat (Universidade do Estado do Mato Grosso) e a Secretaria de Estado de Educação e com apoio da Tele-Université Du Quebec (Canadá), cria o projeto de Licenciatura Plena em Educação Básica: 1ª a 4ª séries do 1º grau, utilizando a EAD.



Curso-pedagogia-3° semestre

Alunas:
AILDA FATIMA OLV.SILVA – 2547452232
CÁTIA EUGENIA SILVA - 1146381381
FRANCISCA ROLIN SOUZA  - 1107308926
REGIANE MACHADO LEITE -2505000377
ROSELI RODRIGUES OLIVEIRA-1135326547
Elaborar um quadro cronológico dos principais estabelecimentos escolares  fundados
em cada período da História da Educação Brasileira
Renascença Européia
Foi movimento cultural de um período da historia européia que marcou o final da idade media e o inicio da idade moderna, começou no século XIV na Itália e no século XVI no norte europeu é conhecido renascimento em Italiano.Chamou-se Renascentismo devido às descobertas que valorizaram as referencias culturais das antiguidades clássicas que marcaram mudanças desse período.
Humanismo
No humanismo o homem é colocado como o centro de todas as coisas existente no universo segundo o autor; humanismo vem do renascentismo, surgiu do movimento europeu mais precisamente na Itália no período da Idade Media e inicio da Idade Moderna no século XIV a XVI. Desde então começaram os avanços científicos e também nos campos da matemática, física e medicina e também a influência no campo cultural, literatura, musica, escultura, artes plásticas e outros.
Ascensão a burguesia
As transformações econômicas vêm acontecendo desde a Idade Media com o avanço no artesanato e comercio da burguesia no século XVI a revolução comercial se da pela produção do capitalista com isso o feudalismo vai perdendo suas forças nas posses das terras. E os burgueses fizeram uma aliança com os reis para se fortalecer contra os duques e barões. E assim o renascentismo ficou conhecido como o período das grandes inversões e viagens pelo mediterrâneo devido o avanço de negócios da burguesia.
REFORMA E CONTRA_REFORMA
A justificativa da Reforma passou pelo discurso do ajuste às mudanças velozes da suposta “sociedade do conhecimento”, onde o volume de informações é constantemente superado, exigindo a redefinição na formação escolar: aquisição de conhecimentos básicos e desenvolvimento da capacidade de utilizar diferentes tecnologias. Reclamava-se também a capacidade de se buscar informações, analisá-las e selecioná-las, em vez de simplesmente memorizá-las.
Nas duas últimas décadas, tem ocorrido uma crescente inserção de ciência e tecnologia nas políticas públicas de educação. Na visão do MEC/SEMTEC, as tecnologias assumem o papel de estabelecer quebra de paradigmas nos processos de ensino-aprendizagem, por isso, a introdução de novas tecnologias na escola.
Nascimento do colégio
Na idade média Educar virou moda e uma exigência, segundo a nova concepção do homem, o surgimento de novas escolas gera uma nova imagem da infância e da família, enquanto os ricos ou da alta nobreza continuavam a ser educados por  preceptores em seus próprios castelos a burguesia queria educar seus filhos mandando-os para a escola,onde ocorre a mistura de crianças e adultos de diversas idades e da mesma classe.
A fim de proteger as crianças das más influencias as escolas usam um método de organização diferente e mais rígida usando castigos corporais, pois na época ainda a meta da escola não é tão voltada à transmissão de conhecimentos e sim a formação moral.
A educação persiste na educação formal da gramática e retórica e não abandona o latim. Porém, esse método de ensino é muito criticado pelos humanistas que queriam que a escola passasse conhecimento e não ficasse apenas na formalidade.
Na tentativa de mudança a faculdade de artes, filosofia, medicina e outras leis, se tornam a semente do curso colegial, o que proporciona a separação dos graus secundários e superior.


Educação Leiga
Fica por conta das ordens religiosas a implantação da maioria dos colégios. O que fez com que leigos criassem escolas que melhor se adaptassem ao espírito do humanismo.
Um importante trabalho se destaca neste período, o de Vittorino da Feltre, que fundou uma escola na Itália, cujo lema era: "Vinde meninos, aqui se ensina, não se atormenta". O que fez com que várias outras escolas fossem criadas surge às academias a fim de suprir as falhas das universidades por instituições privadas, oferecem acesso à cultura desinteressada, algumas de caráter exclusivamente literário outras filosóficas, e após algum tempo aparecem as primeiras academias cientifica, época em que ocorre o chamado renascimento cientifico.
Educação religiosa reformada
A educação religiosa se torna importante instrumento para a divulgação da Reforma, por dar condições a todos os homens de leitura e interpretação da Bíblia. Lutero e Melanchthon trabalharam para a implantação da escola primária para todos, defendiam a educação universal e pública, e acabaram com os castigos e criticaram as propostas Escolásticas, Propondo jogos, exercícios físicos, musicas, valorizam os conteúdos literários e recomenda o estudo de historia e das matemáticas.
Reação Católica: O Colégio dos jesuítas
Inácio de Loyola, militar espanhol, é ferido em batalha e durante a recuperação encontra um grande fervor a fé e coloca -se a serviço dela, tornando-se um verdadeiro “Soldado de Cristo”. Funda então a companhia de Jesus que surge daí o nome jesuítas. Estes saem à procura de fieis com o intuito de acabar com o protestantismo. Porém, percebem que os adultos não toleram certas coisas, ou seja, são menos convincentes e vai atrás de jovens, ai foi um marco muito grande na historia, pois conseguiram varias conquistas e formaram varias gerações de estudantes.
PEDAGOGIA: A SECULARIZAÇAO DO PENSAMENTO
Durante a decadência do feudalismo, principalmente em decorrência do novo modo de produção capitalista, e a ascensão da burguesia o espírito inovador do Renascimento se manifesta inclusive na religião, com crítica estrutura autoritária e decadente da Igreja. Educar torna-se uma questão de moda e uma exigência, segundo a nova concepção de homem, e os colégios se multiplicam, assim como os manuais para alunos e professores. Enquanto os homens muito ricos ou da alta nobreza continuam a ser educado por preceptores em seus próprios castelos, a pequena nobreza e a burguesia querem educar seus filhos e os encaminham para as escolas, na esperança de melhor prepará-los para a liderança e a administração da política e dos negócios. Já os segmentos populares, em geral, não têm seus interesses pela educação o levados em conta.
VIVES
Juan Luis Vives,(1492-1540) foi um humanista espanhol, revela-se um homem do seu tempo ao recomendar o cuidado com o corpo e a atenção com o aspecto psicológico no ensino, acompanha mudanças do pensamento cientifico indutivo e experimental, reconhece a importância da valorização dos fatos e a ação como meio de aprendizagem.
ERASMO
Erasmo de Rotterdam,(1467-1536) holandês, principal expoente do novo pensamento renascentista. Para Erasmo, a educação humanista se preocupava em educar o homem de maneira holística, ou seja, não era apenas uma transmissão de conhecimentos, mas sim, um modo de vida que priorizava a harmonia do homem com todos os seus elementos internos e externos. O papel de educação neste contexto transpõe as barreiras da mecanicidade e da memorização, pois, a preocupação central era formar indivíduos aptos a viver de modo digno e participativo na sociedade. Também, deixava de ser uma obrigação e passava a ter um aspecto lúdico, uma vez que, a educação deveria ser realizada através de brincadeiras e jogos, com o quê a criança sente prazer em aprender. O educando não é somente um receptáculo passivo de informações, mas sim um ser constituído de escolhas que interage com os demais educandos e com os mestres.
RABELAIS
François Rabelais,(1494-1553) frade Benedito e médico Francês acreditava que  a educação não era apenas os elementos sociais, morais, religiosos e físicos, essa deveria ir além, a fim de atingir a formação do indivíduo pensante e livre para agir. Rabelais instruía os alunos alternando seu ensinamento com esportes e exercícios físicos, uma proposta educacional participativa levando-os a compreensão da vida e de seus valores humanos:
“Quero que te dediques a teu estudo cuidadosamente; não fique mar, rio ou fonte cujos peixes não conheças; todos os pássaros do ar, todas as árvores, arbustos e arvoretas dos bosques; todas as ervas da terra... Com freqüentes anatomias adquirir o conhecimento perfeito do outro mundo que é o homem”.
MONTAIGNE
Michel de Montaigne,(1533-1592) Francês, homem cuja família tinha grande posse de terras, acreditava em uma educação que visava o preparo do homem em seu caráter ágil e crítico importante para a formação do gentil-homem. Mencionava em suas propostas o quão importante era o respeito do educador para com seus alunos a fim de não constrangê-los, caberia ao mestre também visualizar o potencial de seus discípulos não exigindo o que supere as forças juvenis.Para Montaigne o melhor método para educar era a conversa e a discussão. Desta forma as crianças habituariam a raciocinar e não aceitariam passivamente as informações que lhes eram transmitidas, segundo ele, o estudo exclusivo dos livros não os levaria a tal análise crítica, uma vez que, estes eram fracos e lânguidos. Neste sentido: "Não é uma alma, não é um corpo, o que o mestre deve tratar de formar: é um homem [...] Todo o estudo e todo trabalho não devem ser encaminhados à outra mira que sua formação".
A PEGAGOGIA DA CONTRAREFORMA.
A contrareforma foi uma série de medidas da Igreja Católica para conter o avanço do Protestantismo que ganhava força na Europa absolutista, principalmente porque muitos reis buscavam se libertar das garras do papa que tinha mais poder que os próprios reis, o protestantismo, então ganhou simpatia de reis como na Inglaterra que foi o primeiro reino a se desligar do vaticano.
Contrareforma contribuiu de certa forma para o processo educativo brasileiro, permitindo que os filhos dos colonos e depois os curumins tivesse acesso às primeiras letras. E foi através das missões que o povo brasileiro foi iniciado no processo de alfabetização a exemplo do que ocorria em boa parte do mundo naquele perío

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A origem da educação escolar no Brasil-a ação dos Jesuítas como parte do movimento da contra-reforma católica.


A historia da Educação iniciou-se em 1549, com a chegada dos padres jesuítas, que deixara marcas profundas na cultura e civilização do país.Muito religiosos de propagação de fé cristã durante mais de 200 anos, foram praticamente os únicos educadores do Brasil.
Fundaram inúmeras escolas que ensinavam ler,escrever e cantar, sua prioridade foi sempre a escola secundaria,onde organizaram uma sede de colégios conhecidos por sua qualidade de ensino.
A principal ação dos Jesuítas era com os indígenas que tinha que ser catequizados, como parte do movimento de contra-reforma que seguia as decisões de Concilio de Trento, que levava o catolicismo para os povos de todos os continentes.
Só foi possível catequizar os índios quando a igreja de Roma chegou a conclusão que os índios possuíam alma, entoa poderiam ser salvos.
A partir daí é que os Jesuítas leva aos indígenas os ensinamentos cristãs que organizou as
Missões, onde os indígenas aprenderam a língua portuguesa os costumes, moral católica
e a trabalhar com instrumentos da nova cultura.
Mais recentemente, nas décadas de 80 e 90, estudos revelam  perda de oportunidades
Educacionais e rebaixamento no padrão da escolarização. Ou seja, “uma brutal exclusão
Escolar e social: no Brasil, em 1980, quase 60% da população era constituída de pobres
(39%) e de indigentes (17%) e a permanência dos ingressantes no sistema escolar não se alterou de forma expressiva. A rigor, houve perda de oportunidades educacionais e rebai-
xamento no padrão de escolarização da população brasileira. Caiu a freqüência e permanência na escola elementar, comparativamente aquela do período Vargas “( Hilsdorf,
2003:127-(128).
Na análise da memória da escola primária e da republicana em prol da educação escolar
observa-se que foi edificada por cima dos escombros de antigas casas  de escola, de “palácios escolares” de debates, leis, reformas, projetos, iniciativas e políticas de institu-
cionalização da escola nos tempos do Império.
  É de suma importância relembrar:
*Brasil: início da colonização e catequese
A atividade missionária  facilita sobremaneira a dominação metropolitana e, nessas circuns-
tâncias , e educação assume papel de agente colonizador.
*O Brasil só séc. XVII
Por se tratar de uma sociedade  agrária e escravista, não há interesse pela educação alimentar, daí a grande massa de iletrados.
*O Brasil na era pombalina
Persiste o panorama do analfabetismo e do ensino precário, agravado com a expulsão dos jesuítas e pela democracia de reforma pombalina. A educação está à deriva. Durante esse longo período do Brasil colônia, aumenta o fosso entre os letrados e a maioria da população
analfabeta.
Ainda não há propriamente o que poderia ser chamada de uma pedagogia brasileira,é uma situação irregular,fragmentária e quase nunca com resultados satisfatórios.  

A Importância da Historia da Educação



A historia da educação tem inicio no final do século XIX na Europa.
No Brasil a disciplina da Historia da educação, apareceu em 1927, através da reorganização de ensino proposto por Francisco de Campos.
Sendo uma das disciplinas básicas do curso da Pedagogia, sua importância é indiscutível para fundamentar a pratica e fornecer auxilio as discurssões em torno da problemática da educação, sendo assim de suma importância na formação do futuro pedagogo.
Desde a antiguidade homens e mulheres investiram no esforço de pensar a Educação.Pois educar sempre foi um dos meios pelos quais os grupos humanos asseguraram sua sobrevivência.
Na sociedade primitiva, a educação era uma tarefa coletiva, pois cabia aos adultos apresentar as crianças e os jovens os valores culturais do grupo, levando a adotar um determinado comportamento até assumir um papel pré-determinado na estrutura social.
As comunidades utilizavam exclusivamente a agricultura, o pastoreio, a caça e a pesca para sobrevivência, não havia divisões de classe sociais e não existia quem mandasse e quem obedecesse.
Os comportamentos eram na base do consenso, por isso a educação era tão interessante, pois não havia escrita, por esse motivo a educação visava preparar o individuo para ávida e assim poder participar da vida em grupo.Vimos então um sistema educacional baseado na imitação, não formam críticos apenas repetidores de informações.
Foi com o amadurecimento das sociedades que surgiu o pensamento pedagógico.
Somente uma sociedade culta e bem educada é capaz de conseguir entender a própria Historia.As pessoas que tem uma boa formação educacional e cultural são capazes de mudar conceitos, quebrar paradigmas, conseqüentemente passam a serem mais criticas em relação à violência, a corrupção e sabem exigir seus direitos.
A Educação esta relacionada com as concepções sociais e culturais de cada momento histórico.
Pois sabemos que a educação não nasce com o homem, se adquire no decorrer da vida, do ponto de vista da sociedade e de cada individuo, esse estudo é indispensável para analisar as situações presentes, pois se trata do desenvolvimento a respeito da educação nas sociedades.

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