SERIE:3°
FACULDADE ANHANGUERA PIRITUBA
A IMPORTANCIA DA HISTORIA DA EDUCAÇÃO
O que podemos afirmar é que por um bom tempo a história da educação
foi ignorada e considerada pouco nobre para alguns pesquisadores, sabe
mos que vivemos com pessoas diferentes e religiões e culturais, então a
história precisa cumprir o papel ajudando as comunidades e pessoas a dar
um sentido ao seu trabalho educativo. A história nos diz de onde viemos e
quem somos pois assim teremos um ponto de partida para darmos continuidade
O objetivo da história da educação é iluminar o passado para então podermos
entender o presente e assim construir o futuro, se a sociedade não é capaz de
estudar a sua história não conseguirá construir um futuro de forma estruturada.
A educação não pode ser algo isolado e sim algo abstrato que pode relacionar
Estreitamente com a sociedade e a cultura de cada época, pois é necessário
Portanto relacionar a educação e suas concepções sociais e culturais a cada
Momento histórico. Portanto a história da educação tende a reunir ideias
Adquiridas anteriormente conhecendo o passado pois assim terá certeza que
Não estar repetindo o mesmo que ocorreram em épocas passadas. Seu domínio
De conhecimento terá sobre a história da educação possibilidades e
Questionamento a educação dos dias de hoje.
A origem da educação escolar no Brasil- a ação dos
jesuítas como parte do movimento da contra-reforma católica
A ação Dos jesuítas como parte do movimento da contrarreforma católica no Brasil segundo a historiografia tradicional , foram os jesuítas que em maior numero e atração efetiva obtiveram o resultado mais significativo ao se em pearem em atividades pedagógicas que consideravam primordiais. & nbsp;
No Brasil em 1549 o primeiro governador geral Tomé de Souza acompanhado por diversos jesuítas , encabeçados por Manoel de Nobrega , e apenas quinze dias depois os missionários já fizeram funcionar na cidade de Salvador uma escola de ler e escrever , daí começaram a dar inicio a um processo de criação das escolas elementares , secundárias , seminários e missões que se espalharam pelo Brasil até o ano de 1759 , nesta época os jesuítas foram expulsos pelo Marques de Pombal , antes de serem expulsos ele os jesuítas promoveram maciçamente a catequese dos índios pelo período de 210 anos , assim eles promoviam a educação dos filhos dos colonos que eram formados em sacerdotes de elite intelectual , além de tudo isso tinha o controle da fé e da moral dos habitantes da nova terra com tudo isso era muito difícil a empreitada de instalar um sistema de educação em terra estranha. Com expansão da crença protestante a igreja católica desencadeou uma fonte de reação conhecida como contrarreforma isso afim de recupera o poder perdido.
Em 1545 a 1563 , foi reafirmado a supremacia e os princípios da fé para estimulação dos seminários e formar padres . O colégio fundado em São Vicente em 1554. O que se sabe é que o s jesuítas ministravam três cursos que era de filosofia e letras considerados secundários e teologia , ( superior ) com outro é que os jesuítas ficavam em frente da educação do Brasil durante 210 anos . nesse período muitos colégios foram e criado escolas de primeira letras.
Quadro cronológicos dos principais estabelecimentos escolares fundados em cada período da Historia da Educação Brasileira
Educação leiga; Embora em teoria, o ideal de securalização do humanismo renascentista nem sempre se cumpria porque a implantação da maioria dos colégios continuava por conta das ordens religiosas. No século XVII apareceram as primeiras academias científicas, época que ocorreu o chamado renascimento científico.
Educação religiosa reformada; Sem a itermediação dos padres a reforma protestante criticava a Igreja Medieval e propunha o retorno as origens pela conduta direta ao texto bíblico. Lutero defendia a educação universal e pública, solicitando as autoridades oficiais que assumissem essa tarefa, por considera-la competência do estado.
Reação católica- o colégio dos jesuítas; Aqui será dada a maior atenção ao colégio dos jesuítas devido a influencia que exerce não só na concepção da escola tradicional europeia como também na formação do brasileiro. A Igreja Católica incentiva a criação das ordens religiosas para combater a expansão dos protestantes.
Educação bizantina; Como no Ocidente dava-se ênfase a vida religiosa a preocupação eram com os heresias, segundo Marrou a civilização bizantina tão profundamente crista e dava tanta importância as questões propriamente religiosas especialmente a teologia que continuava obstinadamente fiel as tradições do humanismo antigo.
Educação das mulheres; Na idade media as mulheres não tinham acesso a educação formal, as mulheres pobres trabalhavam duramente ao lado do marido e permaneciam analfabetas, já as meninas nobres só aprendiam alguma coisa quando recebiam aula em seu próprio castelo.
A pedagogia da contrareforma; Na resistência as novas ideias que começavam a se delinear no renascimento colocaram-se os cristãos católicos adeptos da contrareforma. Pois para eles a intenção era estudar sim, os antigos autores gregos-romanos mas de acordo com um olhar religioso que pudesse adaptá-las as verdades eternas da fé,
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