Grupo Rosana


“Memória da educação escolar no Brasil contemporâneo”

            Desde o processo da construção cultural do homem, podemos dizer que é um resultado de características universais e eternas. Ou seja, a condição humana é um resultado de relações que se transforma no decorrer do tempo.      
Pois o homem não é compreendido na sua prática social, já que se encontra mergulhado em um concreto contexto histórico-social. Assim podemos ver que o homem atua no mundo que se transforma, assimilando heranças culturais em todas as gerações, e ao mesmo tempo engajando - se em projetos de mudanças atuais, que não se esgota, mas adquiri sentido pelo passado e futuro.
Podemos dizer que o homem seja um ser histórico, pois suas ações e pensamentos modificam-se com o passar dos anos, na medida em que enfrentam problemas na vida social coletiva e também nas experiências pessoais.
  Com o passar dos anos o homem modifica a herança cultural. Sendo assim o homem contemporâneo encontra - se em constantes mudanças, como a maneira de pensar, agir e sentir, de modo que nunca permanecemos iguais ao fim de uma atividade, qualquer que seja ela. E por esse sentido que dizemos que, o homem se autoproduz, ao mesmo tempo em que produz sua própria cultura. 


Cronologia da História da Educação Brasileira


Ano
Estabelecimentos Escolares

Período Jesuítico
1549
Primeira escola elementar, em Salvador.
1554
Escolas jesuítas de São Paulo de Piratininga e da Bahia.
1556
Colégio jesuíta de Todos os Santos (começam a vigorar as “Constituições da Companhia de Jesus”).
1567
Colégio jesuíta do Rio de Janeiro.
1568
Colégio jesuíta de Olinda.
1570
O Brasil conta com cinco escolas elementares (Porto Seguro, Ilhéus, São Vicente, Espírito Santo e São Paulo de Piratininga) e três colégios (Rio de Janeiro, Pernambuco e Bahia).
1622
Colégio jesuíta do Maranhão.
1631
Colégio jesuíta de Santo Inácio, em São Paulo.
1652
Colégio jesuíta de São Miguel, em Santos, o de Santo Alexandre, no Pará, e o de Nossa Senhora da Luz, em São Luiz do Maranhão.
1654
Colégio jesuíta de São Tiago, no Espírito Santo.
1678
Colégio jesuíta de Nossa Senhora do Ó, em Recife.
1683
Colégio jesuíta da Paraíba.
1699
Escola de Artes e Edificações Militares, na Bahia
1738
 Escola de Artilharia, no Rio de Janeiro
1739
Seminários de São José e São Pedro, no Rio de Janeiro.

Período Pombalino
1772
 Academia Científica, no Rio de Janeiro.
1784
Gabinete de História Natural, no Rio de Janeiro
1800
Seminário de Olinda
1802
Recolhimento de Nossa Senhora da Glória, só para meninas da nascente nobreza e fidalguia brasileira, em Pernambuco

Período Joanino
1808
· É fundado uma escola de educação, onde se ensinavam as línguas portuguesa e francesa, Retórica, Aritmética, Desenho e Pintura. 
· É criada a Academia de Marinha, no Rio de Janeiro. 
· São criados cursos de cirurgia no Rio de Janeiro e na Bahia. 
· É criada uma cadeira de Ciência Econômica, na Bahia, da qual seria regente José da Silva Lisboa, o futuro Visconde de Cairu.
1810
· D. João Cria nossa Primeira biblioteca. 
· Academia Militar.
1812
· São criados cursos de Agricultura na Bahia. 
· É criada a escola de serralheiros, oficiais de lima e espingardeiros, em Minas Gerais. 
· É criado o laboratório de química no Rio de Janeiro.
1816
Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios.
1818
Museu Nacional no Rio de Janeiro.
1820
A Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios muda para Real Academia de Pintura, Escultura e Arquitetura Civil e depois para Academia de Artes.

Período Imperial
1825
Ateneu do Rio Grande do Norte.
1827
Observatório Astronômico. 
1832
 Convertem·se em Faculdades de Medicina, as Academias Médico-Cirúrgicas do Rio de Janeiro e da Bahia.
1835
É criada uma escola normal em Niterói. A primeira do Brasil.
1836
· É criada uma escola normal na Bahia. 
· São criados os Liceus da Bahia e da Paraíba.
1838
O Colégio Pedro II é fundado no Rio de Janeiro.
1839
 É criada uma escola normal no Pará.
1845
É criada uma escola normal no Ceará.
1846
É criada uma escola normal em São Paulo.
1854
É criada uma escola normal na Paraíba.
1870
· É criada a primeira escola confessional protestante, a Escola Americana, escola primária de cunho presbiteriano. 
· É criada uma escola normal no Rio Grande do Sul.
1874
É criada a Escola Politécnica.
1880
Surge a primeira escola normal da Capital do Império, mantida e administrada pelos Poderes Públicos.
1881
É criado o Colégio Piracicabano, confessional protestante de cunho metodista.
1884
É criada a Escola Neutralidade, escola primária de cunho positivista.
1888
É criado o Instituto Pasteur, no Rio de Janeiro.

Primeira República
1893
Instituto Adolfo Lutz e a Escola Politécnica, em São Paulo
1895
· É Criado o Museu Paulista. 
· É criada a Escola de Engenharia do Mackenzie College, em São Paulo. 
· É fundada a Academia Brasileira de Letras por Machado de Assis.
1899
Instituto Biológico, o Butantã, em São Paulo, cuja direção foi confiada a Vital Brasil.
1901
· É criado, no Rio de Janeiro, o Instituto Soroterápico Federal, ou a escola de Manguinhos, dirigido por Oswaldo Cruz. 
· É criada a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, em Piracicaba.
1902
São criadas, em São Paulo, as Escolas de Comércio Álvares Penteado e do Mackenzie College. 
1914
É fundado o Centro de Estudos Sociais por José Oiticica e Fábio Luz. 
1924
Associação Brasileira de Educação · ABE
1930
 O educador Fernando de Azevedo cria a Biblioteca Pedagógica Brasileira. 

Segunda República
1934
É fundada a Universidade de Porto Alegre.

Estado Novo
1937
É criado o Instituto Nacional do Cinema Educativo.
1938
· É criada a União Nacional dos Estudantes - UNE. 
· É criado o Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos - INEP.
1940
É criado o Departamento Nacional da Criança, vinculado ao Ministério da Educação e Saúde.
1943
É fundada a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ.
1945
É criado o Instituto Rio Branco com o objetivo de recrutar e educar pessoal para a carreira diplomática. 

Nova República
1946
 São fundadas a Universidade Federal de Pernambuco e a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. 
1947
É criado o Instituto Tecnológico da Aeronáutica - ITA.
1949
· É fundada a Escola Superior de Guerra - ESG. 
· É criada a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC.
1950
É fundada a Associação Montessori do Brasil – AMB.
1951
É fundada a Universidade Católica de Pernambuco.
1952
É fundada a Universidade Mackenzie, em São Paulo.
1954
 É fundada a Universidade Federal do Ceará. 
1955
São fundadas a Pontifícia Universidade Católica de Campinas e a Universidade Federal da Paraíba.
1957
Fundada a Universidade Federal do Pará.
1958
É fundada a Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
1960
É fundada a Pontifícia Universidade Católica de Pelotas, a Universidade Federal Fluminense e as Universidades Federais de Goiás, Juiz de Fora, Santa Catarina e Santa Maria.
1961
 É criada a Universidade de Brasília, a Universidade Federal de Alagoas e a do Espírito Santo e a Universidade Católica de Petrópolis e a de Salvador.
1962
· É criado o Conselho Federal de Educação.
· É fundada a Universidade Estadual de Campinas e a Universidade Norte de Ensino Superior de Montes Claros, Minas Gerais.

Regime Militar
1965
 É fundada a Universidade de Itaúna, em Minas Gerais. 
1966
 São fundadas a Universidade do Maranhão e a Universidade Regional do Nordeste, em Campina Grande, na Paraíba. 
1969
São fundadas a Universidade Federal de Ouro Preto e a de Viçosa, em Minas Gerais, a de Pelotas, no Rio Grande do Sul, e as Universidades de Rio Grande e a do Vale dos Sinos, também no Rio Grande do Sul, a de Uberlândia, em Minas Gerais. 
1970
São fundadas a Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, a Estadual de Maringá e a de Ponta Grossa, no Paraná, a Universidade Federal do Acre e a de Mato Grosso. 
1973
É fundada a Universidade de Fortaleza, no Ceará, e a Universidade de Mogi das Cruzes, em São Paulo.
1975
 É criada a Coordenação de Educação Pré-Escolar, primeiramente chamada de CODEPRE e depois COEPRE vinculada ao Ministério de Educação e Cultura. 
1976
É fundada a Universidade Estadual de Feira de Santana, na Bahia, e a Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, em São Paulo. 


“A origem da educação escolar no Brasil – a ação dos jesuítas como parte do movimento da contra-reforma católica”.

A educação no Brasil surgiu com a colonização e a catequese. Os primeiros  professores  foram os Jesuítas(companhia de Jesus), eram padres conhecedores de vários aspectos: religioso,social e econômico, com um potencial de muito valor e de qualidade. Aqui no Brasil, na época do descobrimento, havia milhões de índios e eles foram os primeiros alunos que os jesuítas ensinaram. Para os jesuítas, os índios tinham que construir uma cultura de acordo com os seus ensinamentos e por isso criaram um plano de estudos que visavam  a  formação integral do homem cristão.
Neste período, a educação assumiu um papel de agente colonizador e esse processo de colonização no Brasil, durou 210 anos.
No século XVI, houve uma crise muito grande na igreja, a Reforma Protestante que era contra as restrições  feitas pelos católicos aos negócios e a condenação ao empréstimo a juros, os protestantes viam no enriquecimento um sinal  do favorecimento divino.
Para combater a expansão do protestantismo, a Igreja Católica incentivou a criação de ordens religiosas  e que teve contribuição de outras ordens  como : Inácio de Loyola, militar espanhol, que resolveu colocar-se a serviço da defesa da fé, tornando-se verdadeiro “soldado de Cristo”. Fundou então a Companhia de Jesus, daí o nome jesuítas. As primeiras instituições de ensino  do Brasil foram criadas pelos jesuítas, devido à influência que exerceu não só na concepção da escola tradicional européia como também na formação do brasileiro. No século XVII, por se tratar de uma sociedade agrária e escravista, no Brasil, não havia interesse pela educação, por isso existia um número muito grande de iletrados. Em 1759, os jesuítas foram expulsos pelo marquês de Pombal e no Brasil persistiu o panorama do analfabetismo e do ensino precário. Os jesuítas tornaram-se famosos pelo empenho em institucionalizar o colégio como local por excelência de formação religiosa, intelectual e moral das crianças e dos jovens. A educação no Brasil se concretizou no século XIX com a intervenção cada vez maior do Estado para estabelecer a escola elementar universal, leiga, gratuita e obrigatória, dando  ênfase a relação entre educação e capacidade de transformação.

A IMPORTÂNCIA DAHISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Quando se escuta a frase História da Educaçãonão estamos tratando somente de assuntos ou fatos antigosé comum essa associação.Se lançarmosum olhar mais crítico sobre esse tema chegaremos aconclusão que quando falamos de educação não existe a possibilidade de estar falandode um assunto obsoleto, porque a mesma é algo que se constituemde forma diária nos cotidianos escolares do Brasil e do mundo,e se pensarmos em futuro mais distante não temos como prever o impactos nas geraçõesfuturas, porque a educação está intimamente ligada a sociedade e a cultura de determinadaépoca que vive constante processo evolutivo.
 A História da Educação tem início no século XIX onde surgiram as primeiras publicações, ecursosem Universidades e algumas Escolas Normais na Europa. Logo reconhecida como disciplinafaz parte até os dias de hojeda grade curricular dos cursos de pedagogia.
Sendo disciplina básica do curso de pedagogia, os conteúdos estudados oferecem uma visão ampla de todos os conceitos de educação e fundamenta as práticas dos educadores. Os estudiosos da área usam os relatos históricoscomo embasamento para contextualizar  a educação atual.
A História da Educação não deve ser apenaspreservada,mais sim continuar a ser escrita para que sirva de subsídio para os futuros educadores e historiadores. Demonstro essa preocupação, porque vivemos em um mundo globalizado onde valores e momentos de uma história podem ser perder em meio às inovações tecnológicas.
Se olharmos a História da Educação somente como disciplina, creio que ela tem o poder de fazer o estudante de a área entusiasmar-se, apaixonar-se pelo ato de lecionar, porque o conceito de educação vai além proporcionar aprendizagem de matérias, tem o pode modificar o pensamento de um indivíduo e transformar uma sociedade.


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