A
História da educação escolar no Brasil através de seus principais
estabelecimentos.
·
1549 - Companhia de Jesus. Com intuito de catequizar os índios.
·
1549 - Inicio do
processo de criação de escolas elementares, secundárias, seminários e missões
espalhados pelo Brasil.
·
1550 - estabeleceu-se em Salvador a
primeira escola oficial, chamada de Colégio dos Meninos de Jesus, com pequenas
acomodações que comportavam 25 alunos, dentre eles índios e alguns filhos de
colonos.
·
1554 - foi criado em São Paulo o Pátio do
Colégio, pelo padre Manuel da Nóbrega inicialmente, consistia em um acampamento
para os jesuítas e missionários com o intuito de catequização dos indígenas.
Depois se tornou um colégio destinado a estudos, priorizando assim a atividade
de ensino.
·
1759 - ocasião em que foram expulsos os
jesuítas pelo Marquês de Pombal 1549 a 1570 marca a fase heróica da missão
jesuítica.
·
Após esse período Brasil deixa de ser
colônia torna se Impero os locais de ensino possuíam maneira sistemática de
transmissão de conhecimento, acontecendo em paróquias, salas fechadas, em
moradia de professores ou em lugares cedidos e alugados. Eram espaços com pouco
conforto, com ausência de iluminação e com circulação de ar reduzida,
demonstrando ainda a necessidade de melhorias e atenção a locais de ensino.
·
1772 - Várias medidas antecederam as
primeiras providências mais efetivas, levadas a efeito quando teria sido
implantado o ensino público oficial.
·
1798 - o Bispo Azeredo Coutinho abriu o
seminário de Olinda, em Pernambuco deu-se destaque a ensino de ciências, das
línguas vivas e da literatura moderna.
·
No período colonial, onde eram raras as
mulheres que sabiam assinar seus nomes ou escrever uma carta o programa do
Bispo representava um passo importante na educação feminina.
·
Novas metodologias baseada no castigo
físico e na memorização.
·
Além da educação doméstica os que tinham
condições pagavam preceptores para os filhos, professores eram nomeados pelo
governo.
·
Aumentou o fosso entre letrados e
maioria da população analfabeta.
·
1808 - Vinda da família real para o
Brasil.
·
Existiam as aulas régias do tempo de
Pombal, o que obrigou o rei a criar escolas superiores para formar oficiais do
exercito engenheiros, militares, médicos a fim de atender as necessidades do
momento.
·
Academia Real da Marinha (1808),Escola
Militar (1810)
·
Cursos médicos-cirúrgicos apartir de
1808, na Bahia e no Rio de Janeiro.
·
1827- Instituída a lei a única que em
mais de um século se promulgou sobre o assunto em que determina a criação de
escolas de primeiras letras em todas as cidades, vilarejos, vilas. Lei que
fracassou.
·
1834 - Ato adicional veio de uma emenda
á constituição, descentralização do ensino, atribuindo á coroa a função de
promover o ensino superior.
·
1835 - Escola Normal de Niterói capital
da província do Rio de Janeiro que funcionava precariamente.
·
No que se refere ao ensino secundário, ocorreu
uma pseudodescentralização, pois em 1837 foi fundado no Rio de Janeiro o
Colégio D.Pedro II, que ficou sob jurisdição da coroa.
·
Em seguida surgiram, escolas normais em
minas gerais (1836), na Bahia (1836), em São Pau Entre 1840e 1856, as casas de
Educandos Artifíces caracterizadas pela
disciplina militar.
·
1860-A tendência de criar escolas
religiosas no Brasil no século XXI predominava a ideologia religiosa, sobretudo
católica.
·
No período de 1860 a 1890 criou-se
importantes colégios, inclusive jesuítas.
·
1867- fundado o colégio São Paulo, em
Luís, na cidade de Itu e depois transferido São Paulo, em 1917.
·
Colégio Caraça, em Minas Gerais fundado
em 1820 passou em 1856 para direção de padres franceses Lazaristas.
·
1870 - Colégio Mackenzie em São Paulo.
·
1873 - em Campinas Colégio
Internacional.
·
1875 - Com a criação da seção feminina
na Escola Normal da província ,,moças poderiam se profissionalizar na carreira
do magistério
·
1881-Colégio Piracicaba, internato
feminino no interior da província de São Paulo e dirigido por Marta Watts missionária norte americana.
·
Destaca-se o colégio para Meninas, em
São Paulo, sob a direção de Rangel pestana.
·
1885- O colégio Americano em Porto
Alegre. São Paulo 1846)
·
Entre 1840e 1856, as casas de Educandos
Artifíces caracterizadas pela disciplina militar.
Bibliografia-
História da educação e da Pedagogia: Maria Lúcia Arruda aranha.
“A origem da educação escolar no Brasil”
Ação dos jesuítas como parte do movimento da contra-reforma católica
O movimento “Companhia de Jesus” era formado pelos padres jesuítas. Inácio de Loiola foi o fundador do movimento religioso no ano de 1534. O movimento Companhia de Jesus surgiu no século XVII após a reforma protestante.
Em 1549 chegaram ao Brasil os primeiros jesuítas na expedição Tomé de Souza.
O processo de educação surgiu no Brasil no ano 1530. Iniciou-se os primeiros passos da educação no Educandário de São Vicente. Eles tinham como objetivo catequizar os índios, o processo de colonização dos índios pelos jesuítas foi um período de mais de duzentos anos.
Os jesuítas se espalharam pelo mundo e logo descobriram a intolerância dos adultos, era mais seguro a conquista dos jovens e a estratégia seria a criação de escolas. Daí o traço marcante da influência dos jesuítas, a ação pedagógica que formou milhares de estudantes.
História é importante para toda vida,
não só para a educação e qualquer que seja o curso existe história. História é
a evolução é a maneira mais interessante de se estudar o passado, tudo possui
história.
O homem por ser um ser histórico tem a
necessidade de reconstituir o passado relatando e interpretando acontecimentos
relevantes numa escala de tempo. Já que nossas ações e pensamentos, forma de
agir, de sentir, mudam através dos tempos, conforme passamos por experiências,
dificuldades pessoais ou coletivos.
Estamos inseridos em um contexto
social e real. Não há como pensar no homem excluindo da prática social.
O ser humano se autoproduz e produz
sua própria cultura. A maneira de vê os fatos também se modificam através do
tempo, por isso houve diversas maneiras de se compreender o homem variando
conforme a cultura.
A história da educação faz parte da
história geral, por isso torna-se importante estudá-la no seu contexto geral,
histórico, social e econômico, esses fatores estão intrinsecamente relacionados
ao conhecimento da mesma, ela vai proporcionar um questionamento desde o
passado até os dias de hoje, podendo contextualizar o conhecimento e traçar
novos rumos para a educação.
Nomes:
Ana Lucia Taveira da Silva RA 1107311538
Ilma Alves da Rocha de Souza RA 1107318122
Lucimeire Maria Sena de Souza RA 1191413832
Maria Meirelândia RA 3218522685
Nilza Maria Porto Leite RA 1107320295
Rita Maria Taveira da Silva RA 1108359520
Meninas, acredito que o assunto poderia ser um pouco mais explorado.
ResponderExcluirAs informações poderiam ter mais fundamentação e, em alguns momentos ficou um pouco repetitivo
Atentem nisso para as próximas postagens.
att
dojú