Grupo Luzinete



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HISTORIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA (CRONOGRAMA)



ANO

 
  PERIODO COLONIAL
(1549-1759)
ANO
PERIODO IMPÉRIAL (1822-1888)


ANO

PERIODO DA PRIMEIRA REPÚBLICA (1889-1929)


ANO

PERIODO DA SEGUNDA REPÚBLICA (1930-1936)
1549
Chega ao Brasil o primeiro grupo de seis padres jesuítas, chefiados por Manuel de Nóbrega, marcando o início da História da Educação no Brasil (nos moldes europeus).
· Quinze dias após a chegada fundam, na cidade de Salvador, a primeira escola elementar.
1822
· O Decreto de 1o de março criava no Rio de Janeiro uma escola baseada no método lancasteriano ou de ensino mútuo. Ou seja, somente um professor para cada escola.
1889
Ferreira Viana, Ministro do Império dizia ser fundamental formar "professores com a necessária instrução científica e profissional".
· Em sua última fala do trono Sua Majestade pedia empenho para a criação de um ministério destinado aos negócios da Instrução Pública.
· Os alunos matriculados nas escolas correspondem a 12% da população em idade escolar.
1930
O educador Fernando de Azevedo cria a Biblioteca Pedagógica Brasileira.
· Os alunos matriculados nas escolas correspondem a 30% da população em idade escolar.
1554
· São fundadas as escolas jesuítas de São Paulo de Piratininga, tendo como seu primeiro professor o padre José de Anchieta, e a da Bahia.
1824
· A Constituição, outorgada pela Assembléia Constituinte, dizia, no seu artigo 179, que a instrução primária era gratuita a todos os cidadãos.
1890
Com a Proclamação da República, no Governo Provisório do Marechal Deodoro da Fonseca, torna-se Ministro da Instrução Pública, Correios e Telégrafos Benjamin Constant Botelho de Magalhães.
· O Decreto 510, do Governo Provisório da República, diz, em seu artigo 62, item 5o, que "o ensino será leigo e livre em todos os graus e gratuito no primário".
· O índice de analfabetismo no Brasil é de 67,2%.
1931
· O governo provisório sanciona decretos organizando o ensino secundário e as universidades brasileiras ainda inexistentes. Estes Decretos ficaram conhecidos como "Reforma Francisco Campos":
· O Decreto 19.850, de 11 de abril, cria o Conselho Nacional de Educação.
· O Decreto 19.851, de 11 de abril, institui o Estatuto das Universidades Brasileiras que dispõe sobre a organização do ensino superior no Brasil e adota o regime universitário.
1556
· É fundado o colégio jesuíta de Todos os Santos.
· Começa a vigorar as "Constituições da Companhia de Jesus", incluindo a aprendizagem do canto, da música instrumental e o estudo profissional agrícola.
1825
· É criado o Ateneu do Rio Grande do Norte.
· É criado um curso jurídico provisório na Corte.
1891
· A Constituição estipula o ensino leigo nas escolas públicas, em oposição ao ensino religioso.
· É Ministro da Instrução Pública, Correios e Telégrafos João Barbalho Uchoa Cavalcanti.
· No Governo de Floriano Peixoto são Ministros da Instrução Pública, Correios e Telégrafos: José Higino Duarte Pereira (interino) e Fernando Lobo Leite Pereira.
1932
· O Decreto 21.241, de 4 de abril, consolida a reforma do ensino secundário, visando, segundo Francisco Campos, "a formação do homem para todos os grandes setores da atividade nacional". Este Decreto resultou na implantação de um currículo enciclopédico.
1567
É fundado o colégio jesuíta do Rio de Janeiro.
1827
· São criados os cursos de Direito de São Paulo e Olinda.
· É criado o Observatório Astronômico.
· Uma
Lei Geral, de 15 de outubro, dispõe sobre as escolas de primeiras letras, fixando-lhes o currículo e institui o ensino primário para o sexo feminino.
1892
· É extinto o Ministério da Instrução e a educação passou a constituir uma diretoria do Ministério da Justiça e Negócios Interiores, sendo Ministros Inocêncio Serzedelo Correia (interino) e Alexandre Cassiano do Nascimento.
1933
· O Diretor Geral de Instrução do Estado de São Paulo institui o Código de Educação do Estado, dando nova orientação à educação rural e reformando o aparelhamento escolar.


1829
 · O Professor Louis Braille, cego desde os três anos, cria um sistema de leitura para cegos, em Paris
 
1893
· É criado, em São Paulo, o Instituto Adolfo Lutz e a Escola Politécnica.
1934
Passa a funcionar o Conselho Nacional de Educação · CNE e os Conselhos Estaduais de Educação · CEEs.
· Por iniciativa do governador Armando Salles Oliveira foi criada a Universidade de São Paulo. A primeira a ser criada e organizada segundo as normas do Estatuto das Universidades Brasileiras de 1931.
1570
· O Brasil conta com cinco escolas elementares (Porto Seguro, Ilhéus, São Vicente, Espírito Santo e São Paulo de Piratininga) e três colégios (Rio de Janeiro, Pernambuco e Bahia).
1830
 · Uma Resolução do Senado declara livres os índios selvagens prisioneiros de guerra escravizados.
1894
São Ministros da Justiça e Negócios Interiores, no Governo Prudente de Morais: Antonio Gonçalves Ferreira, Alberto de Seixas Martins Torres, Bernadino José de Campos (interino) e Amaro Bezerra Cavalcanti.


1575
· No colégio da Bahia já se colava grau de Bacharel em Artes.
1831
 · Noite das Garrafadas.
· D. Pedro I abdica em favor de seu filho D. Pedro II, então com oito anos.
· Em Recife rebeliões conhecidas como Setembrizada e Novembrada, em função da abdicação de D. Pedro I.
· Constituição da Primeira Regência Trina Provisória, composta pelos Senadores Carneiro de Campos, Campos Vergueiro e pelo Brigadeiro Francisco de Lima e Silva.
· Uma Lei declara livres todos os escravos que entrassem no Brasil após esta data.
1895
· É Criado o Museu Paulista.
· É criada a Escola de Engenharia do Mackenzie College, em São Paulo.
· É fundada a Academia Brasileira de Letras por Machado de Assis.
1935
· O Secretário de Educação do Distrito Federal, Anísio Teixeira, cria a Universidade do Distrito Federal, com uma Faculdade de Educação na qual se situava o Instituto de Educação.
1576
No colégio da Bahia formam·se licenciados.
1832
· Convertem·se em Faculdades de Medicina, as Academias Médico-Cirúrgicas do Rio de Janeiro e da Bahia.
1897
Os alunos da Escola Militar do Rio de Janeiro iniciam uma rebelião.
1936
· Os poderes públicos mantêm e controlam 73,3% das escolas do país.
· Vinte e quatro por cento das escolas particulares não obedecem aos padrões oficiais de ensino.
1599
· Ganha uma elaboração definitiva a "Ratio atque Institutio Studiorum", ou Plano de Estudos da Companhia de Jesus, que codificava a pedagogia dos jesuítas.
1834
· O Ato Adicional da reforma constitucional dizia que a educação primária e secundária ficaria a cargo das províncias, restando a administração nacional o ensino superior.
1898
· São Ministros da Justiça e Negócios Interiores, no Governo Campos Sales: Epitácio da Silva Pessoa e Sabino Alves Barroso Júnior.


1631
· É fundado o colégio jesuíta de Santo Inácio, em São Paulo.

1835
· É criada uma escola normal em Niterói. A primeira do Brasil.
1899
· É criado, em São Paulo, o Instituto Biológico, o Butantã, cuja direção foi confiada a Vital Brasil.



1652
· É fundado o colégio jesuíta de São Miguel, em Santos, o de Santo Alexandre, no Pará, e o de Nossa Senhora da Luz, em São Luiz do Maranhão.
1836
· É criada uma escola normal na Bahia.
· São criados os Liceus da Bahia e da Paraíba.
1901
· É criado, no Rio de Janeiro, o Instituto Soroterápico Federal, ou a escola de Manguinhos, dirigido por Oswaldo Cruz.
· É criada a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, em Piracicaba.


1699
· É fundada na Bahia a Escola de Artes e Edificações Militares.
1837
 · Tem início a revolta conhecida como Sabinada, na Bahia.
· Em substituição a Feijó, assume a Regência Pedro de Araújo Lima.
1902
· São criadas, em São Paulo, as Escolas de Comércio Álvares Penteado e do Mackenzie College.
· São Ministros da Justiça e Negócios Interiores, no Governo Rodrigues Alves: José Joaquim Seabra e Félix Gaspar de Barros e Almeida.



1722
· Os oficiais da Câmara queixam-se ao Rei, contra alguns religiosos, sobre a questão do ensino.
1838
· O Colégio Pedro II é fundado no Rio de Janeiro.
1906
· É Ministro da Justiça e Negócios Interiores, no Governo Afonso Pena: Augusto Tavares de Lyra.


1738
· É fundada no Rio de Janeiro a Escola de Artilharia.
1839
· É criada uma escola normal no Pará.
1907
· O Instituto Soroterápico Federal passa a se denominar de Instituto de Patologia Experimental.


1739
· São fundados os Seminários de São José e São Pedro, no Rio de Janeiro.
1840
 · Aos 14 anos de idade D. Pedro II torna-se Imperador do Brasil.
1909
· É Ministro da Justiça e Negócios Interiores, no Governo Nilo Peçanha: Esmeraldino Olímpio Torres Bandeira.
· A Confederação Operária Brasileira organiza comícios em protesto contra a execução de Francisco Ferrer, educador anarquista espanhol.


1759
· Duzentos e dez anos após a chegada e de serem os únicos responsáveis pela educação no Brasil, deixam a colônia cerca de Quinhentos padres jesuítas, expulsos pelo Marquês de Pombal, Ministro de D. José I, paralisando 17 colégios, 36 missões, seminários menores e escolas elementares.
· O Alvará de 28 de julho determina a instituição de aulas de gramática latina, aulas de grego e de retórica, além de criar o cargo de "Diretor de Estudos".
Medidas inócuas para um sistema de ensino fragmentado.
1844
 · Samuel Morse cria a mensagem telegráfica através de um código de sinais de sons.
1910
· São Ministros da Justiça e Negócios Interiores, no Governo Hermes da Fonseca: Rivadávia da Cunha Correia e Vladislau Herculano de Freitas.




1845
· É criada uma escola normal no Ceará.
1911
· Surge a Lei Orgânica de Rivadávia Correia, estabelecendo o ensino livre e retirando do Estado o poder de interferência no setor educacional.




1846
· É criada uma escola normal em São Paulo.
1914
É fundado o Centro de Estudos Sociais por José Oiticica e Fábio Luz.
· São Ministros da Justiça e Negócios Interiores, no Governo Venceslau Brás: Carlos Maximiliano Pereira dos Santos e Augusto Tavares de Lira (interino).




1848
· É criada uma escola normal em São Paulo.
1915
· Conclui·se que a Lei Rivadávia Correia não poderia continuar. A Lei do Ministro Carlos Maximiliano reoficializa o ensino.




1849
· Gonçalves Dias, encarregado de estudar as condições do ensino nas Províncias do Norte dizia que "os nossos liceus são escolas preparatórias da academia e escolas más".
1917
· Carneiro Leão publica "O Brasil e a Educação Popular".




1850
· A Lei Eusébio de Queiroz acaba com o tráfico de escravos.
· Chegam no Rio de Janeiro os bondes puxados por cavalos.
1918
· São Ministros da Justiça e Negócios Interiores, no Governo Delfim Moreira: Amaro Bezerra Cavalcanti de Albuquerque (interino) e Urbano Santos da Costa Araújo.




1852
· Gonçalves Dias, em seu relatório de inspeção, dizia: "Quero crer perigoso dar·se·lhes (aos aldeados) instrução".
1919
· São Ministros da Justiça e Negócios Interiores, no Governo Epitácio Pessoa: Alfredo Pinto Vieira de Melo e Joaquim Ferreira Chaves (interino).
· Carneiro Leão publica "Problemas de Educação".




1854
· O Decreto 1331A, de 17 de fevereiro, reforma os ensinos primário e secundário, exigindo professores credenciados e a volta da fiscalização oficial; cria a Inspetoria Geral da Instrução Primária e Secundária.
· É criada uma escola normal
na Paraíba.
1920
· Sampaio Dória realiza em São Paulo uma reforma tentando reconduzir a educação para novos métodos de ensino.
· O percentual de analfabetos no país referente a todas as idades é de 75% e na população de 15 anos e mais é de 65%.




1857
· No Rio Grande do Sul, no Colégio de Artes Mecânicas, a lei mandava recusar matrículas às crianças de cor preta e aos escravos e pretos, "ainda que libertos e livres".
1921
· O Presidente do Brasil é o paraibano Epitácio Pessoa, eleito em 1919.
· É fundada a primeira indústria siderúrgica brasileira, a Belgo·Mineira.
· É instituída uma lei de repressão ao anarquismo.




1864
· No Rio Grande do Sul, no Colégio de Artes Mecânicas, a lei mandava recusar matrículas às crianças de cor preta e aos escravos e pretos, "ainda que libertos e livres".
1922
O educador Carneiro Leão inicia uma reforma educacional no Rio de Janeiro, então Distrito Federal.
· José Augusto publica "Eduquemo·nos".




1870
· A Reforma Paulino de Souza pretendia imprimir, aos estudos realizados no Colégio Pedro II, um caráter formativo, habilitando os alunos não só para os estudos superiores, mas para a vida, além da instituição ser capaz de competir com os estabelecimentos particulares no aliciamento de candidatos às Academias.
· É criada a primeira escola confessional protestante, a Escola Americana, escola primária de cunho presbiteriano.
· É criada uma escola normal no Rio Grande do Sul.
1923
· O educador Lourenço Filho inicia um movimento de renovação educacional com a reforma realizada no Estado do Ceará.
·
Carneiro Leão publica "Os Deveres das Novas Gerações Brasileiras".
· Afrânio Peixoto publica "Ensinar a Ensinar".




1871
 · A Lei do Ventre Livre liberta os filhos de escravos
.
1924
· É criada a Associação Brasileira de Educação · ABE, por Heitor Lira, Antonio Carneiro Leão, Venâncio Filho, Everardo Backeuser, Edgard Süssekind de Mendonça, Delgado de Carvalho, entre outros. · Contando com o apoio da Força Pública Estadual, eclode em São Paulo a Revolução Paulista que conspirava contra o governo de Artur Bernardes.




1872
· O Brasil contava com uma população de 10 milhões de habitantes e apenas 150.000 alunos matriculados em escolas primárias. O índice de analfabetismo era de 66,4%.
1925
· O educador Anísio Teixeira realiza uma reforma educacional no estado da Bahia, através da Lei 1.846.
· Através da Reforma Rocha Vaz é introduzida a cadeira de Instrução Moral e Cívica, como forma de combater o protesto estudantil contra o governo de Artur Bernardes.




1873
· Com o objetivo de estimular o desenvolvimento dos estudos secundários nas províncias e de facilitar aos candidatos das províncias o acesso aos cursos superiores, o Ministro João Alfredo Correia de Oliveira instalou nas capitais das províncias do Império bancas de exames gerais preparatórios.
1926
· Fernando de Azevedo dirige um inquérito sobre a educação pública no Estado de São Paulo.
· É Ministro da Justiça e Negócios Interiores, no Governo Washington Luiz: Augusto Viana de Castelo.




1874
· É criada a Escola Politécnica.
1927
· O educador Francisco Campos realiza no Estado de Minas Gerais uma reforma educacional.
· Realiza·se a primeira das Conferências Nacionais de Educação, em Curitiba, organizada pela Associação Brasileira de Educação · ABE.
· Por iniciativa de Francisco Mendes Pimentel é criada a Universidade de Minas Gerais (a iniativa teve curta duração).




1878
· O Conselheiro Leôncio de Carvalho realiza uma reforma do ensino que permitia "a cada um expor livremente suas idéias e ensinar as doutrinas que acredite verdadeiras, pelos métodos que julgue melhores". Além disso manteve as matrículas avulsas e introduziu a freqüência livre e os exames vagos no Externato do Colégio Pedro II.
1928
· Fernando de Azevedo realiza uma reforma educacional na cidade do Rio de Janeiro, então Distrito Federal, e Carneiro Leão, em Pernambuco.




1879
· O Senador Oliveira Junqueira dizia: "certas matérias, talvez, não sejam convenientes para o pobre; o menino pobre deve ter noções muito simples".
1929
· A produção cafeeira no Brasil sofre um duro abalo, com o excesso de encalhe do produto, em função da crise financeira internacional.




1880
· Surge a primeira escola normal da Capital do Império, mantida e administrada pelos Poderes Públicos.






1881
· É criado o Colégio Piracicabano, confessional protestante de cunho metodista.






1882
· Rodolfo Dantas cria um projeto propondo maior intervenção do Governo na instrução popular das províncias. Este projeto não chegou a ser discutido no Parlamento.






1884
· É criada a Escola Neutralidade, escola primária de cunho positivista.






1885
 · A Lei Saraiva-Cotegipe ou a Lei dos Sexagenários torna livres os escravos com mais de 60 anos.






1888
· É criado o Instituto Pasteur, no Rio de Janeiro
























“A origem da educação escolar no Brasil- a ação dos jesuítas como parte do movimento da contra-reforma  católica”.

Para que possamos entender a participação dos Jesuítas no movimento da contra-reforma católica é necessário que se faça uma rápida explanação sobre o inicio da Educação no Brasil; Que se apresenta com a chegada dos portugueses que tentavam de qualquer forma introduzir a visão Europeia aos indígenas, naquele momento o intuito dos Jesuítas era a catequização dos nativos que aqui estavam.
Os Jesuítas possuem grande contribuição quando o assunto é educação pós-descobrimento do Brasil, pois eles chegaram em terras brasileiras e antes de iniciarem a aculturação conheceram um pouco da cultura nativa. Logo depois conhecendo  peculiaridades da cultura nativa, passaram a ensinar aos indígenas saberes que os jesuítas consideravam básicos, como por exemplo, ler e escrever, vestir-se como o europeu.
O objetivo principal dos jesuítas era a catequização dos indígenas, entendiam que a partir do momento em que os índios estivessem letrados e cristianizados, mesmo que minimamente, iniciaria no Brasil um país regido pela doutrina católica, algo bem diferente do que sonhavam os Ingleses, que na mesma época fundava um país Protestante, os EUA. Outro objetivo dos Jesuítas quanto à cristianização dos indígenas era para trazer uma nova mentalidade, pois os as manifestações de fé dos indígenas era voltados pela preservação da natureza, enquanto dos portugueses era o de explorar a natureza, e a partir do momento que os índios estivessem aculturados, socialmente e na fé, dificilmente entrariam em conflito com os ideais dos “exploradores” portugueses.

A contra reforma católica foi uma forma de frear o crescimento do protestantismo liderado por Lutero, com a convocação do concilio de Trento (retomada do tribunal do Santo Ofício a chamada inquisição ) ,inclusive proibindo alguns livros e até mesmo investigando e perseguindo algumas pessoas que poderiam estar seguindo o protestantismo ou outras religiões.
Houve muitas proibições também para os participantes da igreja católica no período da contra reforma católica, onde os participantes que se enquadrasse em todos os requisitos impostos estavam habilitados a divulgavam o evangelho e melhorava a imagem da igreja católica, nesse momento os Jesuítas tinham sua participação ativa nesse movimento, para assim fixar ainda mais a ideia não só dos europeus mas também as interesses  da igreja católica naquele período.

Fontes:



A importância da história da educação


Para que possamos entender as metodologias, estratégias, estrutura e conteúdos aplicados na instituição escolar atual é necessário que se conheça a trajetória histórica vinculados a educação no decorrer dos séculos. É a partir de cada fato histórico que podemos perceber a influências do passado na sociedade atual e tanto na aplicação de conteúdos como na visão de Escola como um todo.
Podemos observar que a educação desde o princípio com a chegada da Família Real até a passagem dos jesuítas sempre teve uma importância secundária para quem estava no poder, onde os “métodos” de ensino e suas características eram impostas e aplicadas de acordo com os interesses dos poderosos.
Essa é uma situação que repercute até os dias de hoje, é o reflexo dos problemas já existentes nos séculos anteriores, onde claramente é possível observar a falta de interesse e investimento do governo na educação brasileira, porém se todos nós entendermos nossa linha histórica ficará mais fácil saber qual a origem desses problemas atuais e assim praticar atitudes de mudança para que a educação se torne prioridade no Brasil.


Por Juliana Rampinelli, Luzinete Possebão, Mayara Arisa, Márcia de Lima e Raquel de Souza

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