Grupo Maria da Glória



















Após a reforma , o concílio de treto empreendeu  a contareforma , destinada a impedir a propagacão da dissidência religiosa representada  pela religião protestante .
   Além dos Jesuítas com mais intensa eficaz e duradora , outras ordens empenharam nesse trabalho .
   Quando o primeiro governador geral , tomé de sousa , chegou ao Brasil em 1549, veio acompanhado por diversos Jesuítas emcabeçados por Manoel da Nóbrega , apenas quinze dias depois , os missionários Já faziam fucionar , na recém fundada cidade de Salvador ,  " uma escola  de ler e escrever "
  Era o início do processo de criações de escolas elementeres , secundárias , seminarios e missões espalhados pelo Brasil até  o ano de 1759 ocasião  em que os Jesuítas foram  espulsos  pelo marques de Pombal .
   Neste períldo de 210anos , os Jesuítas promoveram maciçamentre a catequese dos índios , a educação dos filhos dos índios , e a educação dos filhos dos colonos , a formação de novos sacerdotes e da elíte íntelectual , alem do controle da fé e da moral dos habitantes da nova terra .   Era difícil a empreitada de instalar um sistema  de  educação em terra estranha e de povo tribal .
   De um lado , os indígenas  de língua e costume desconhecidos e de outro , os colonizadores portugueses , que para cá vieram sem sua famílias , muito rudes e aventureiros ,com hábitos criticados  pelos religiosos . Ao deslocar da Bahia  para o sul , fundaram o colégio de  São vicente , no litoral , depois transferido para Piratininga , no planalto , onde apartir do colégio , 1554  surgiu a cidade de São paulo .
     Com espirito empreemdedor , o Padre Manoel da nóbrega organizou a estrutura do ensino atento as  condições novíssimas , aquí encontradas . O primeiro Jesuíta a aprender a língua dos índios foi Aspicueta Navarro ,  tamém pioneiro  na penetração dos certões em missão evangelizadora .
A essas duas figuras veio se Juntar em  1553, o noviço José de Anchieta , de apenas 19 anos , que mais tarde se destacou no trabalho .
            Movimento contrareforma : À  expanssão  da crença protestante , a  Igreja católica desencadeou  forte reação , conhecida  como contrareforma , a fim de recuperar o poder  perdido . As novas diretrizes tomadas  no cocílio de trento ( 1545-1563) reafirmaram a supremacia papal e os principios  da fé , além de estimular a criaçao de seminários , para formar padres , a Iquisição  tornou-se mais atuante, sobre tudo em portugal e espanha .



A  historia da  educação é importante porque nos   faz    entender o começo de tudo  e as grandes transformações
que aconteçeram,  e as que ainda precisam aconteçer, a educçao é o caminho para que o  indivìduo enxergue o mundo com
um olhar critico e amplie seus horizontes tranformando o passado em um futuro inovador .
graças as muitas tranformçoes  que já aconteceram mas mesmo assim a nível de Brasil ,  não podemos aceitar  que  um país em desemvolvimento   esteja em 87º lugar em educação não podemos cruzar os braços diante deste quadro nós que seremos furturos educadores precisamos nos unirmos para fazer a diferença para mudarmos  essa realidade .
Se houver vontade política  com certeza a historia da educação no  Brasil terá um novo  capítulo ,  segundo o PLT :  somos seres hitóricos , já que nosas ações e penssamentos mudam no tempo , à  medida que emfrentamos os problemas não só da vida pessoal , como também da experiência coletiva . É assim que produzimos a  nós mesmos ea cultura a  que pertencemos .


Maria da gloria de jesus : Ra 2504084629
Graziele veci  Ra : 1129347073




Nenhum comentário:

Postar um comentário