domingo, 3 de junho de 2012

Resumo (avaliação dia 05/06)


Principais frases que resumem nossos encontros nas aulas
·         A Educação tem como princípio, consolidar a relação de construção das relações socio-históricas de um círculo social;
·         As sociedades tribais são o marco referencial do uso da Educação como elemento de manutenção dos valores atitudinais, comportamentais e culturais de uma sociedade;
·         A Educação nas civilizações tribais tinha como principal finalidade, organizar o conhecimento passado de gerações anteriores, em prol da manutenção do círculo social instituído;
·         Nas civilizações tribais, a Educação era construída, de acordo com a influência das necessidades de sobrevivência do círculo social, portanto, local, clima, período histórico e contextos ligados à sobrevivência. Não podemos caracterizar esse período pelos relatos escritos, pois a escrita ainda não era uma prática de tais sociedades;
·         As civilizações do período antigo que mais influenciaram a concepção de Educação foram as que se consolidaram na região mesopotâmica; Egito; Sociedades Orientais como a Índia e a China e, nosso grande referencial histórico de modelo de Educação, os povos Greco-romanos e adjacentes;
·         Os povos Gregos, embora dessem destaque as questões físicas, não descartavam a valorização da formação moral e estética;
·         Muito de nossa concepção de Educação, metodologicamente falando,  trazem influências diretas das civilizações Ocidentais europeias: período arcaico – a transposição do mítico para a racionalização do homem;
                                        Período clássico – o apogeu de uma civilização (Grega), com ênfase nas artes, na literatura e com a filosofia como principal meio de se compreender o homem;
                                        Período helenístico – período do declínio político grego e das ascensões da guerra e do homem cívico. O homem busca a formação integral (corpo e espírito);
·         No cenário das grandes civilizações nasce a concepção humanista de Roma de conquistar novos povos e  incorporar sua cultura ao Poder do Estado romano;
·         O período da Idade Média consolidou o uso da Educação como ferramenta de uma “estagnação” das concepções científicas;
·         O período intitulado como a do “homem de fé”, configurou a ideia de uma educação voltada ao fortalecimento da visão da submissão aos carmas, aos dogmas e aos “dons”;
·         Há, por parte das civilizações, uma preocupação em vincular questões de suas crenças e religiosidade e, da concepção do Homem de ofício;
·         As artes e a religião foram ferramentas de educação para o homem medieval, configurando como círculo social a concepção de que a servidão era uma questão de manutenção de poder e subserviência;
·         A educação medieval apoia-se no Espiritualismo cristão para dar sustentação as questões do “Ser Divino” de contemplação e servidão;
·         O Renascimento e o Humanismo marcam o período de transição entre a visão única de Fé do homem feudal/medieval, com a valorização dos aportes Greco-romanos e da busca do Homem que pensa e que tem cultura;
·         No Brasil, as concepções de educação do Renascimento não trazem influência imediata, por conta de estarmos num processo de educação jesuítica, em razão da colonização pela qual nos trazia como essência de educação a modelação de comportamento e incorporação da cultura implementada por Portugal;
·         A educação começa seu processo de expansão e acesso no final da idade moderna e início da idade contemporânea;
·         Cada contexto de realidade das diferentes culturas e povos determina um ou mais modelos de Educação a ser seguida;
·         Cada método adotado para o trabalho de desenvolvimento educacional de uma sociedade, constitui um formato de educação que deve ter como foco: Conhecimento e Formação de identidade;
DEMAIS AFIRMAÇÕES E IDÉIAS ESTÃO DISPOSTAS NO LIVRO E NOS RESUMOS QUE TRABALHAMOS EM CLASSE
Boa sorte na avaliação!!!!!!!!!!                         DOJ

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