Principais
frases que resumem nossos encontros nas aulas
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A Educação tem como princípio, consolidar a
relação de construção das relações socio-históricas de um círculo social;
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As sociedades tribais são o marco referencial do
uso da Educação como elemento de manutenção dos valores atitudinais,
comportamentais e culturais de uma sociedade;
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A Educação nas civilizações tribais tinha como
principal finalidade, organizar o conhecimento passado de gerações anteriores,
em prol da manutenção do círculo social instituído;
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Nas civilizações tribais, a Educação era
construída, de acordo com a influência das necessidades de sobrevivência do
círculo social, portanto, local, clima, período histórico e contextos ligados à
sobrevivência. Não podemos caracterizar esse período pelos relatos escritos,
pois a escrita ainda não era uma prática de tais sociedades;
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As civilizações do período antigo que mais
influenciaram a concepção de Educação foram as que se consolidaram na região
mesopotâmica; Egito; Sociedades Orientais como a Índia e a China e, nosso
grande referencial histórico de modelo de Educação, os povos Greco-romanos e
adjacentes;
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Os povos Gregos, embora dessem destaque as
questões físicas, não descartavam a valorização da formação moral e estética;
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Muito de nossa concepção de Educação,
metodologicamente falando, trazem
influências diretas das civilizações Ocidentais europeias: período arcaico – a
transposição do mítico para a racionalização do homem;
Período
clássico – o apogeu de uma civilização (Grega), com ênfase nas artes, na
literatura e com a filosofia como principal meio de se compreender o homem;
Período
helenístico – período do declínio político grego e das ascensões da guerra e do
homem cívico. O homem busca a formação integral (corpo e espírito);
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No cenário das grandes civilizações nasce a
concepção humanista de Roma de conquistar novos povos e incorporar sua cultura ao Poder do Estado
romano;
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O período da Idade Média consolidou o uso da
Educação como ferramenta de uma “estagnação” das concepções científicas;
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O período intitulado como a do “homem de fé”,
configurou a ideia de uma educação voltada ao fortalecimento da visão da
submissão aos carmas, aos dogmas e aos “dons”;
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Há, por parte das civilizações, uma preocupação
em vincular questões de suas crenças e religiosidade e, da concepção do Homem
de ofício;
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As artes e a religião foram ferramentas de
educação para o homem medieval, configurando como círculo social a concepção de
que a servidão era uma questão de manutenção de poder e subserviência;
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A educação medieval apoia-se no Espiritualismo
cristão para dar sustentação as questões do “Ser Divino” de contemplação e
servidão;
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O Renascimento e o Humanismo marcam o período de
transição entre a visão única de Fé do homem feudal/medieval, com a valorização
dos aportes Greco-romanos e da busca do Homem que pensa e que tem cultura;
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No Brasil, as concepções de educação do
Renascimento não trazem influência imediata, por conta de estarmos num processo
de educação jesuítica, em razão da colonização pela qual nos trazia como
essência de educação a modelação de comportamento e incorporação da cultura
implementada por Portugal;
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A educação começa seu processo de expansão e
acesso no final da idade moderna e início da idade contemporânea;
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Cada contexto de realidade das diferentes
culturas e povos determina um ou mais modelos de Educação a ser seguida;
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Cada método adotado para o trabalho de
desenvolvimento educacional de uma sociedade, constitui um formato de educação
que deve ter como foco: Conhecimento e Formação de identidade;
DEMAIS AFIRMAÇÕES E IDÉIAS ESTÃO DISPOSTAS
NO LIVRO E NOS RESUMOS QUE TRABALHAMOS EM CLASSE
Boa sorte na avaliação!!!!!!!!!! DOJ
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